Amizade Zona Leste quer entrar com ‘cara’ de Rosas de Ouro no Anhembi

Carro alegórico da Amizade Zona Leste. Foto: Divulgação

Carro alegórico da Amizade Zona Leste. Foto: Divulgação

Eduardo Basílio, eterno presidente da Sociedade Rosas de Ouro, morto em 2003, será homenageado pela Amizade Zona Leste do Carnaval 2024, agremiação que será a quarta a desfilar no próximo sábado (3), pelo Grupo de Acesso 2 de São Paulo.

Visionário, ele contribuiu muito para o crescimento do Carnaval da capital paulista, levando a entidade que ajudou a fundar, na Vila Brasilândia, para o Brasil e para o mundo, com desfiles marcantes, sambas antológicos e uma comunidade apaixonada que se renova a cada geração.

Além disso, exerceu cargos públicos e atuou na Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, ajudando coirmãs e participando de momentos importantes do crescimento do Carnaval da capital paulista.

Camilo Augusto, presidente da Amizade Zona Leste, na concentração do Sambódromo do Anhembi. Foto: Divulgação

Em entrevista ao SRzd, o presidente da Amizade, Camilo Augusto, explicou a proposta do enredo “Eduardo Basílio. Um Mar de Rosas de Ouro do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”, que é desenvolvido por uma comissão de Carnaval.

“A nossa proposta de enredo é falar de um dos maiores baluartes da história do Carnaval deste país, que é Eduardo Basílio. Tivemos poucos divisores de águas na história do nosso Carnaval e consideramos que ele é o último, porque a partir de Eduardo Basílio, da fundação da Liga e da história dele gigantesca na Sociedade Rosas de Ouro – que transformou a escola que ele ajudou a fundar – numa potência que é no Carnaval. Ele foi uma referência não só na escola que ajudou a fundar, mas também no Carnaval e uma pessoa muito amada e muito querida por todos. Até que não conheceu Eduardo Basílio, que não conviveu, admira sua história”, explicou.

A história do sambista, que completaria 91 anos de idade no próximo dia 15 de maio, será contada em três setores, divididos em dez alas, duas alegorias, além da alegoria da comissão de frente.

+ Ordem dos desfiles do Carnaval 2024

“O primeiro setor inteiro é dedicado para fundação da Sociedade Rosas de Ouro e também da história do seu Eduardo Basílio no que se refere às particularidades da sua vida e da sua trajetória no samba”, adiantou o presidente.

Camilo disse que a expectativa é que as pessoas enxerguem a Rosas de Ouro logo de cara.

“Nosso primeiro setor inteiro é todo azul e rosa, temos o nosso abre-alas um letreiro enorme da Rosas de Ouro. A ideia é que realmente quando a Amizade pisar na Avenida as pessoas enxerguem realmente que é a Rosas de Ouro que chegou, que seu Eduardo Basílio chegou”, explicou.

Alegoria da Amizade Zona Leste na concentração do Anhembi. Foto: Guilherme Queiroz - SRzd
Alegoria da Amizade Zona Leste na concentração do Anhembi. Foto: Guilherme Queiroz – SRzd

Atualmente, o Acesso 2 possui cinco agremiações que já desfilaram no Especial, sendo que duas foram campeãs na principal divisão do samba paulistano: X-9 Paulistana e Unidos do Peruche. Segundo o dirigente na Amizade, disputar o Carnaval com essas agremiações “é desafio gigantesco”.

“Eu comentei com alguns presidentes: o fenômeno que acontece no futebol é exatamente o mesmo que acontece no samba. Agremiações históricas, tradicionalíssimas, gigantescas no Carnaval, estão neste grupo. Nós temos agremiações com muitos títulos no Carnaval, então ele se torna muito difícil, até porque os recursos são suficientes para fazer o Carnaval, mas óbvio que sempre falta, então a gente entende que é um grupo dificílimo. São escolas que nós sonhamos um dia estar no Grupo Especial com elas e não no Acesso 2”, comentou.

Ao término da entrevista, Augusto comentou sobre o reuso de materiais de outros desfiles – não só da própria agremiação – algo que cada dia mais é feito nas escolas de samba pelo país.

“O reaproveitamento de materiais faz parte da cultura do Carnaval, faz parte inclusive da consciência ecológica, até porque são materiais de difícil decomposição na natureza, então o reaproveitamento de materiais faz parte de todos os grupos do Carnaval, então com a Amizade não é diferente. É óbvio que nós temos que colocar sempre o melhor de forma criativa”, finalizou.

Leia também:

+ Ouça os sambas das 33 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2024

+ Confira informações sobre a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024

Comentários

 




    gl