‘Alguém vai ter que ceder’, diz presidente da Liga-SP sobre simultaneidade dos desfiles

Sidnei Carriuolo, presidente da Águia de Ouro e da Liga-SP. Foto: Reprodução/YouTube

Sidnei Carriuolo, presidente da Águia de Ouro e da Liga-SP. Foto: Reprodução/YouTube

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo, fez uma live, nesta terça-feira (25), para falar sobre o adiamento do Carnaval São Paulo 2022 e as novas datas oficiais dos desfiles, marcados para os dias 16, 21, 22, 23 e 30 de abril, no Sambódromo do Anhembi.

A fala do dirigente, que estava ao lado de Jairo Roizen, gerente de Comunicação da Liga, foi iniciada justificando a mudança.

Ele comentou que até sexta-feira (21) a tarde, a Liga-SP trabalhava com a realização da festa em suas datas originais: dias 25 e 26 (Grupo Especial), 27 (Grupo de Acesso 1), 28 (Grupo de Acesso 2) de fevereiro e 5 de março (Campeãs).

Segundo o sambista, a prefeitura de São Paulo convocou uma reunião na própria sexta, que contou com a presença dos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades e que culminou com o adiamento da festa.

Maioria dos presidentes eram a favor do adiamento

Sidnei destacou que diversas escolas tinham problema de contingente para os desfiles de fevereiro. Ele ainda afirmou que a maioria dos presidentes das agremiações eram a favor do adiamento do Carnaval, mas que a decisão final foi do poder público.

Estamos brigando pelo Carnaval de São Paulo

Simultaneidade dos desfiles no Rio e SP

No sábado (22), a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, definiu que os tradicionais desfiles que ocorriam no domingo e na segunda-feira de Carnaval, agora passaram para sexta e sábado, dias 22 e 23 de abril, respectivamente.

Horas depois, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo informou que as apresentações das suas afiliadas vão acontecer também na sexta-feira e no sábado – a entidade destacou que as escolas paulistas desfilam nesses dias desde 2000.

+ ‘Quem trabalha lá e aqui, faz o que?’: questiona mestre Sombra sobre conflito de datas dos desfiles do Rio e SP

+ Rafeal Falanga sugere desfiles em fevereiro e diz: ‘cheiro de clorofila’

+ ‘Não façam mais essa covardia’, diz André Diniz sobre desfiles de Rio e SP nos mesmos dias

+ Carlos Junior detona conflito de datas dos desfiles do Rio e SP: ‘Inconsequente’

Jairo Roizen e Sidnei Carriuolo, presidente da Águia de Ouro e da Liga-SP. Foto: Reprodução/YouTube
Jairo Roizen e Sidnei Carriuolo, presidente da Águia de Ouro e da Liga-SP. Foto: Reprodução/YouTube

De acordo com o presidente da Liga-SP, em nenhum momento houve uma conversa para acordar as datas do Grupo Especial de cada cidade.

“Entendo duas coisas deles [Rio]: que o nosso Carnaval é antes que do Rio de Janeiro e entendo que eles tem que procurar o que é melhor para eles, porque sexta e sábado são dias favoráveis. Mas quero que eles entendam que nós, tradicionalmente, desfilamos de sexta e sábado e pra nós também é quase impossível fazer um Carnaval de quinta-feira”, afirmou.

“Criou um impasse. Como que nós vamos resolver? Alguém vai ter que ceder. Aí eu pergunto: sempre São Paulo? Sempre quando tem alguma coisa, São Paulo tem que pagar esse preço? Por que só nós? Não vejo ninguém atacando o Rio”, questionou o dirigente, que destacou que não está querendo criar dificuldades, mas que não quer “sacrificar” a maioria dos componentes que teria dificuldade de chegar na quarta-feira (20) no Anhembi em detrimento a uma minoria que faz a ponte-aérea entre as cidades.

Temos que ser submissos ao Rio?

Rede Globo

Com os desfiles acontecendo de forma paralela, os sambistas têm levantado uma outra questão: a Rede Globo, responsável por transmitir ambos os Carnavais. Segundo Carriuolo, a emissora deu o seguinte recado: “Vocês se virem”.

“O contato que temos com a Globo diz que os desfiles são na sexta-feira e no sábado. Com relação a minha conversa com a Rede Globo, não tem muita o que a gente debater. Agora, lógico, que é uma questão de conversa”, disse.

Ingressos para o Carnaval 2022

Por fim, o presidente destacou que, quem comprou seu ingresso e não quiser mais acompanhar os desfiles das escolas de samba, terá seu dinheiro devolvido.

Roizen, gerente de Comunicação da Liga, ressaltou que desde quando foi iniciada a venda dos bilhetes, já havia a informação de que eles seriam válidos até o Carnaval de 2023, ou seja, não haverá necessidade de uma nova compra.

Jairo ainda declarou que a entidade trocou sua plataforma de venda dos ingressos e que futuramente retomará a venda das entradas, além de criar, se necessário, um canal direto com o público para que tire suas dúvidas.

Assista:

Leia também:

+ Solange Cruz comenta impacto do adiamento dos desfiles entre profissionais e componentes

+ Paes fala sobre adiamento, ensaios técnicos e repasse de verbas

+ Tom Maior abre vagas para jovens interessadas em desfilar na ala das baianas

Comentários

 




    gl