Vila Maria recebe comitiva real do Palácio de Ifé

Vila Maria recebe comitiva real do Palácio de Ifé. Foto: Divulgação/Sara Negritri

Em visita ao Brasil para estabelecer uma maior conexão entre o Brasil e a África, a comitiva real do Palácio de Ifé, da Nigéria, chegou ao país nesta segunda-feira (15). Integrantes que representam a Majestade Imperial Ooni de Ifé, Ojaja II, vão cumprir agenda de dez dias organizada pela Casa Herança de Oduduwa. O instituto cultural, com sede no Rio de Janeiro, tem a finalidade de estreitar laços que facilitem o intercâmbio cultural entre os dois países.

Dentro dos compromissos que iniciaram nesta terça (16), com a visita ao Museu Afro Brasil no Parque do Ibirapuera, a comitiva teve a oportunidade de visitar a Fábrica do Samba, onde as agremiações de São Paulo desenvolvem seus projetos artísticos para produzir o desfile de Carnaval. A comitiva é formada pelos reis Joseph Adebayo Adewole – Oba Ajero do Reino de Ijero (Ekiti), Oba Kayode Adenekan Afolabi – Alapomu de Apomu (Osun), pelos babalawos Dr. White e Adekunle Olokooba, além do Sr. Moses Olafare, chefe de imprensa do Palácio Real de Ifé.

Vila Maria recebe comitiva real do Palácio de Ifé. Foto: Divulgação/Sara Negritri

A convite de Adilson José de Souza, presidente da Unidos de Vila Maria, onde também será apresentado o projeto “Tesouros dos Nossos Ancestrais” e o pré-lançamento do programa Back to Home, o grupo pôde conhecer parte do projeto que está sendo desenvolvido pela escola para o desfile de 2022, quando apresentará o tema “O mundo precisa de cada um de nós”, do carnavalesco Cristiano Bara.

Segundo o dirigente, receber a comitiva de Ifé, abre um leque de oportunidades de intercâmbio para parcerias, especialmente a nível social.

“Para nós que representamos a cultura brasileira, é muito importante, uma honra e uma felicidade pois podemos ter a oportunidade de saber mais sobre a cultura nigeriana e abrir espaço para novas parcerias, realizando ações em conjunto, com troca de cultura e ações que possam servir de exemplo mútuo entre os dois países. Vila Maria tem um trabalho social muito forte e está à disposição para que possamos fortalecer cada vez mais esses laços com capacitação entre profissionais, tudo o que for possível para engrandecer o Carnaval e a cultura que defendemos”, disse Adilson.

Para Ajoyemi Osunleye, presidente da Casa Herança de Oduduwa, incluir a visita à Fábrica do Samba na agenda, representa mais um passo para consolidar este elo entre Ile Ifé e Brasil, muito em virtude da representatividade constante que se faz em torno ao culto dos orixás.

“O Carnaval é a maior festa cultural a céu aberto do mundo e observamos que, todos os anos, a representatividade preta está presente nos enredos. Através desta festa, revisitamos a história, nossos laços com África, nossas memórias culturais e religiosas de origem iorubá. Estabelecer esta conexão entre Brasil e o continente africano, mais precisamente a Nigéria, tem sido um desafio constante e ali, durante os desfiles, é quando nos sentimos totalmente conectados, através dos orixás, como filhos de Oduduwa”, diz o Embaixador de Sua Majestade Imperial.

Vila Maria recebe comitiva real do Palácio de Ifé. Foto: Divulgação/Sara Negritri

Nesta mesma vertente, Moses Olafare, chefe da comunicação do Palácio de Ifé, defende uma maior conexão cultural entre as nações irmãs, a fim de que o povo brasileiro conheça melhor sua identidade.

“Estamos em uma missão importante que é a de reconectar-nos com a história verdadeira. Somos todos filhos de Oduduwa e agora, sabendo a dimensão desta responsabilidade, iremos trabalhar juntos para fortalecer estes laços culturais, diplomáticos, turísticos e econômicos”, declarou.

A partir do dia 19 de novembro, a comitiva estará no Rio de Janeiro cumprindo agenda oficial que inclui visita a importantes pontos de referência cultural preta.

Leia também:

+ Vai começar tudo de novo! Império de Casa Verde anuncia primeiro ensaio do ano

+ Camisa Verde e Branco anuncia mestre-sala multicampeão do Carnaval de São Paulo

+ Vai-Vai passa a realizar ensaios em um novo espaço

+ ‘Gente hipócrita’, diz Bessa sobre pessoas contra os eventos carnavalescos

+ Anote aí! Saiba quando o CD do Carnaval de São Paulo estará nas plataformas digitais

Comentários

 




    gl