111 anos de Adoniran Barbosa: você sabia que o sambista dá nome à passarela do samba de São Paulo?

Adoniran Barbosa e Sambódromo do Anhembi. Foto: Reprodução/Pandora Filmes e José Cordeiro/SPTuris

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, nasceu em 6 de agosto de 1910, na cidade de Valinhos, interior do estado de São Paulo.

Ele criou um tipo de samba paulistano que enaltecia a memória e o cotidiano de imigrantes pobres e seus descendentes. Gente de sotaque misturado e italianado, com as dificuldades dos operários que ajudavam a construir a maior cidade do Brasil. Canções que traziam temática social, como a falta de habitação, a saudade e as dores da maloca.

A música que fez o país identificar bairros como Brás, Mooca, Bixiga, Jaçanã e Casa Verde, por exemplo, é reconhecida como marco na história do samba, legado de um artista que brincava com os plurais e se consagrou como singular. O compositor morreu em novembro de 1982 devido a um enfisema pulmonar.

Os sambistas talvez não saibam, mas desde 2003, Adoniran dá o nome à passarela do samba de São Paulo, localizada no Anhembi, na Zona Norte da capital. O projeto foi de autoria do então vereador Toninho Paiva (PL) e sancionada pela então prefeita Marta Suplicy (PT).

Adoniran Barbosa dá o nome à passarela do Anhembi. Foto: Reprodução/Diário Oficial de São Paulo

* Com informações da Agência Brasil

Leia também:

+ Saiba como participar da escolinha de bateria da Mancha Verde

+ Deputado relator da PEC do voto impresso desafia escolas de samba

+ Murilo Lobo acredita em Carnaval festivo e grandioso em 2022 e cita critério de julgamento ‘covarde’ em SP

Comentários

 




    gl