Vizinha Faladeira define samba para o Carnaval de 2023

Compositores campeões na Vizinha Faladeira para o Carnaval 2023. Foto: Divulgação

Compositores campeões na Vizinha Faladeira para o Carnaval 2023. Foto: Divulgação

Após disputa entre quatro obras concorrentes, a Vizinha Faladeira definiu o samba que irá embalar o seu desfile no Carnaval de 2023, quando apresentará o enredo Uma Volta na Pequena África.

A escolha aconteceu em festa realizada na madrugada do último domingo (27) e consagrou os compositores Luciano Fogaça, Cecília Cruz, Thayssa Menezes, Diego Nogueira, Osmar Fernandes e Júlio Pagé.

O evento marcou também a apresentação do segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Luiz Cláudio e Carol Ribeiro e da musa Danny Soares.

“Planejamos essa apresentação com muito respeito a cada componente da escola e as parcerias que acreditam no nosso trabalho. Aqui fizemos esse belíssimo trabalho e escolhemos a obra que mais se enquadrou ao enredo”, comentou David dos Santos, presidente administrativo da escola que será a sexta a desfilar pelo grupo B da Liga Livres, no dia 26 de fevereiro, na Intendente Magalhães.


Leia também:

+ Multicampeão no Palmeiras, Abel curte noite de samba no Salgueiro

+ Carnavalesco da Imperatriz, Leandro Vieira analisa safra de sambas do Rio


Com a responsabilidade de coordenar a ala dos compositores da Vizinha, Valéria Amorim se mostrou satisfeita com a escolha do novo hino. “Não falarei que foi fácil convencer aos compositores a escreverem suas obras, é um gasto e estamos passando por momentos sombrios. Todos. Mas com muita conversa, conseguimos. A direção da escola se envolveu com muita imparcialidade para não ter nenhum ruído de X ou Y. Foi uma escolha dentro da proposta escrita na sinopse que foi apresentada”.

Integrante da parceria campeã, Luciano Fogaça contou que esperou muito pela vitória conquistada após quatro tentativas e destacou seus parceiros.

“Sonhei tanto com esse momento. Depois de quatro finais, o título veio! Mas sonho que se sonha só, não passa de um sonho, mas sonho que se sonha junto se realiza. Quase nenhum samba que compus durante toda minha trajetória teve a mesma parceria. Cada samba tem uma história e uma formação, desde 2017, embora a parceria sempre mudasse, sempre mantive a dupla eu e a Cecília Cruz, uma mulher daquelas bem talentosas que não faz nenhuma questão de mostrar que sabe muito. E, agora, junto de novos parceiros (Júlio Pagé, Osmar Fernandes e Diego Nogueira e Thayssa Menezes), chegou nossa vez de nos sagrarmos campeões juntos. Na escola onde começamos nossa história! A Vizinha Faladeira em 2023 desfilará com uma obra nossa!”, festejou (confira áudio e letra do samba escolhido):

Caminhos forjados por mãos vindas de além mar
Nos levam ao mesmo Abassá
Pequena África, no cais adoração
Prazer do poeta ao te batizar
Tia Ciata,
Casa de preto, mocambo de bamba
Sou Pioneira de Ogum, Orayeyê Oxum
Hilária baiana liberta meu samba

Pagode na Pedra do Sal
O canto ecoou
Moça, batuque e Prosa
Chão que Mercedes riscou
Pagode na Pedra do Sal
O canto ecoou
A Prainha se fez palco
E a Bailarina brilhou

Morro do Pinto, Saúde é referência
Cultura é a Providência que faz a gente sorrir
Apagados da história
Nosso povo em trajetória
Direito de ir e vir
Pretos Novos floresciam
Os mais velhos resistiam
Aos pés da Conceição
Preta é a prata daquele cordão
Minha Escola é fundamento desse chão
Resistência em forma de arte e canção

Ouvi o toque do tambor
Eu vim ao toque do tambor
Vizinha mandou me chamar
Sou herança desse lugar

Comentários

 




    gl