Categories: Carnaval/RJ

Viva o carnaval, viva a música

O carnaval mantém viva a tradição das marchinhas e se renova com ritmos como axé, samba, frevo e arrocha. Independentemente do estilo, a música sempre está presente e é o principal quesito para que qualquer baile ou evento ganhe nota dez. Assim como os festejos populares, o Ecad também mantém a música viva, conectando os artistas aos canais e espaços onde a música toca.

O pagamento de direitos autorais é previsto por lei e assegurado pelo Ecad, que garante aos autores, cantores, músicos e outras categorias da indústria da música o direito de serem remunerados pelo uso público de suas criações. Todos os promotores de eventos e donos de estabelecimentos que vão utilizar música neste carnaval devem pagar os direitos autorais aos artistas, o que acontece através do Ecad.

Milhares de artistas são beneficiados com o pagamento do direito autoral, em especial os compositores de marchinhas, que têm suas músicas tocadas somente neste período do ano. João Roberto Kelly, o “Rei das Marchinhas” e autor de canções como “Cabeleira do Zezé” e “Maria Sapatão”, reforça a importância desse reconhecimento. “Eu não sei o que seria de um compositor se ele não recebesse o direito autoral. E é importante também que aqueles que usam a música do compositor paguem o direito devido, porque é um direito nosso que tem que ser preservado”, ressalta Kelly, em vídeo publicado no canal do Ecad no YouTube.

O Ecad atua para garantir que os artistas sejam respeitados, reconhecidos e possam viver dignamente de sua arte. Somente no carnaval de 2017, o Ecad distribuiu mais de R$ 17 milhões para 15.076 artistas e associações. Quem ajuda a manter a música viva no carnaval mantém viva a folia!

Sobre o Ecad

Somos uma instituição que existe para impulsionar a música como arte e como negócio. Somos o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Administrado por sete associações de música, o Ecad é referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais. Em 2017, foram distribuídos R$ 1,082 bilhão para 259 mil artistas. Estamos presentes no país inteiro, aliando gestão eficiente e tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva. O Ecad existe para manter a música viva, onde quer que ela aconteça.

Publieditorial

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Afoxé Filhos de Gandhy: veja o logotipo do enredo da Colorado do Brás

Vice-campeã do Grupo de Acesso 1 no Carnaval de 2024, a escola de samba Colorado do Brás levará para o…

35 minutos ago
  • Famosos

Lucas Jagger, filho de Luciana Gimenez e Mick Jagger, recebe diploma e apresentadora se emociona

Lucas Jagger, filho de Luciana Gimenez e do astro do pop Mick Jagger, se formou pela Universidade de Nova York…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Único cantor de São Paulo no Grupo Especial do Rio em 2024 recebe premiação

Único cantor de São Paulo a atuar no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024, Benson recebeu…

2 horas ago
  • Música

Anitta arrasa em apresentação do The Voice dos EUA

Sucesso. Nem deu tempo de ficar triste. Depois de perder, na última segunda-feira (13), 200 mil seguidores após publicar fotos praticando…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Prova da Virada é disputada por Bruno Cardoso, Claudia Baronesa e Will Rambo

Disputa. A competição está acirrada em A Grande Conquista 2, reality show da RecordTV apresentado por Rachel Sheherazade. O palhaço…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Definida dupla para bailar com o pavilhão principal da Unidos do Peruche

Definido o casal que irá bailar com o pavilhão principal da Unidos do Peruche no Carnaval de 2025. Patrick Vicente e…

4 horas ago