O carnaval mantém viva a tradição das marchinhas e se renova com ritmos como axé, samba, frevo e arrocha. Independentemente do estilo, a música sempre está presente e é o principal quesito para que qualquer baile ou evento ganhe nota dez. Assim como os festejos populares, o Ecad também mantém a música viva, conectando os artistas aos canais e espaços onde a música toca.
O pagamento de direitos autorais é previsto por lei e assegurado pelo Ecad, que garante aos autores, cantores, músicos e outras categorias da indústria da música o direito de serem remunerados pelo uso público de suas criações. Todos os promotores de eventos e donos de estabelecimentos que vão utilizar música neste carnaval devem pagar os direitos autorais aos artistas, o que acontece através do Ecad.
Milhares de artistas são beneficiados com o pagamento do direito autoral, em especial os compositores de marchinhas, que têm suas músicas tocadas somente neste período do ano. João Roberto Kelly, o “Rei das Marchinhas” e autor de canções como “Cabeleira do Zezé” e “Maria Sapatão”, reforça a importância desse reconhecimento. “Eu não sei o que seria de um compositor se ele não recebesse o direito autoral. E é importante também que aqueles que usam a música do compositor paguem o direito devido, porque é um direito nosso que tem que ser preservado”, ressalta Kelly, em vídeo publicado no canal do Ecad no YouTube.
O Ecad atua para garantir que os artistas sejam respeitados, reconhecidos e possam viver dignamente de sua arte. Somente no carnaval de 2017, o Ecad distribuiu mais de R$ 17 milhões para 15.076 artistas e associações. Quem ajuda a manter a música viva no carnaval mantém viva a folia!
Somos uma instituição que existe para impulsionar a música como arte e como negócio. Somos o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Administrado por sete associações de música, o Ecad é referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais. Em 2017, foram distribuídos R$ 1,082 bilhão para 259 mil artistas. Estamos presentes no país inteiro, aliando gestão eficiente e tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva. O Ecad existe para manter a música viva, onde quer que ela aconteça.
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