Viradouro é campeã do Grupo Especial do Carnaval 2020

Desfile da Viradouro 2020. Foto: RioTur

Desfile da Viradouro 2020. Foto: RioTur

Pela segunda vez na história, a Unidos do Viradouro vence pelo Grupo Especial no Carnaval do Rio em uma disputa emocionante durante a apuração das notas, nesta quarta-feira (26), na Praça da Apoteose. Após bater na trave com o vice-campeonato em 2019, dessa vez a escola de Niterói conseguiu o título. Cantando o enredo “Viradouro de Alma Lavada”, desenvolvido por Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon, a Viradouro terminou a apuração com 269.6 pontos.

“Nós estamos de alma lavada. Essa escola merecia. Desculpa, gente!”, falou emocionado o carnavalesco Tarcísio Zanon.

“Em 2017, eu ganhei o Carnaval (no Império Serrano) e não pude estar no Especial (no ano seguinte). Eu dedico este prêmio à minha mãe e a esta diretoria maravilhosa”, disse Marcus Ferreira, também carnavalesco da escola.

Atônito, aparentemente aéreo, o mestre de bateria da Viradouro, Mestre Ciça, explicou por que acompanhou a apuração da frisa e depois foi se aproximando do grupo da escola que estava acompanhando a apuração de perto: “Eu preferi não me estressar. Ficar no cantinho lá! Esperar as notas virem ‘devagarinho’. A Viradouro fez um grande desfile, desfile para disputar o título, e seria uma injustiça – não para outras escolas, que vieram muito bem -, mas a Viradouro do photochart (termo usado no Jockey Club quando se tira uma foto para ter certeza qual cavalo venceu a corrida). Mesmo eu sendo veterano, o meu coração bateu forte”, disse Ciça.

“Quero agradecer as 15 negras empoderadas da Comissão de Frente e ao presidente Marcelinho Calil. A diretoria da escola esteve sempre presente”, disse Alex Neural, responsável pela Comissão de frente da escola campeã do Carnaval 2020.

Veja a classificação final:

1 – Unidos do Viradouro: 269.6
2 – Grande Rio: 269.6
3 – Mocidade: 269.4
4 – Beija-Flor: 269.4
5 – Salgueiro: 269.0
6 – Mangueira: 268.9
7 – Portela: 268.8
8 – Vila Isabel: 268.6
9 – Unidos da Tijuca: 267.6
10 – São Clemente: 267.0
11 – Paraíso do Tuiuti: 266.2
12 – Estácio de Sá: 264.7
13 – União da Ilha: 264.2

Últimas colocadas, Estácio de Sá e União da Ilha descem para a Série A no Carnaval 2021.

Desfile da Viradouro:

A Viradouro foi a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval. “Viradouro foi plasticamente impecável”, disse o comentarista do SRzd Luiz Fernando Reis após a agremiação pisar na Marquês de Sapucaí.

– Desfile da Viradouro 2020

– Viradouro 2020: ouça áudio do desfile ao vivo

– Prêmio SRzd Carnaval 2020: Viradouro leva como Melhor Escola

Com samba-enredo contagiante, carros luxuosos e componentes animados, a agremiação de Niterói levantou a Sapucaí.

Um dos destaques do desfile, a comissão de frente da Unidos do Viradouro, “Velhos Areais de Nossas Ancestrais”, arrancou fortes aplausos na Avenida. O público da Sapucaí correspondia à altura encantada com a apresentação do grupo.

Com luxo de sobra, o conjunto alegórico da Viradouro impressionou no tamanho, acabamento e requinte. A escola trouxe para a Avenida 6 carros alegóricos e 3 tripés, todos com muito luxo e condizentes com o enredo.

– Fotos do desfile da Unidos do Viradouro 2020

Um dos únicos pontos negativos do desfile, entretanto, foi o problema que a escola enfrentou com a iluminação do último carro. No início, a luz oscilou em alguns momentos, mas na maioria do desfile a alegoria passou completamente apagada. Um dos destaques do carro, que era um pano de LED puxado pela escultura de uma ganhadeira de Itapuã, perdeu seu efeito ao passar apagado.

As fantasias da Unidos do Viradouro seguiu a linha das alegorias da agremiação ao apresentar um conjunto luxuoso e de acordo com o enredo proposto. Com muito uso de cores brilhantes e chamativas, o destaque ficou para a ala de baianas que passou pela Avenida com uma fantasia de “Baianas Quituteiras” que levava uma iluminação vermelha em sua estrutura.

Comentários

 




    gl