Categories: Carnaval/RJ

Vila Isabel leva coro afinado à Cidade do Samba e bateria ‘sobe pertinho do céu’

A Vila Isabel foi à Cidade do Samba nesta quarta-feira (17) para gravar as bases de bateria e coro para o CD do Grupo Especial 2019 e ‘subiu pertinho do céu’. Isso porque uma das paradinhas realizadas pelos ritmistas comandados por mestre Macaco Branco, estreante no posto, pareceu subir a Serra de Petrópolis. Foi o que explicou o mestre ao SRzd.

– Veja vídeos da gravação

“A convenção da cabeça é uma subida de três mais elaborada, que tem uma crescente na parte “E subindo pertinho do céu”, como se fosse a subida da Serra de Petrópolis”, contou. Além dessa, a Swingueira de Noel, como é chamada a bateria da azul e branca, ainda realizou outra convenção no refrão principal: “Tem do tambor na parte “Viva a Princesa e o tambor que não se cala”, que fazemos um seis por oito. É uma bossa de explosão, do jeito que eu gosto”. Segundo Macaco Branco, a batida seis por oito se assemelha a um ritmo afro.

A bateria iniciou os ensaios por volta das 14h e às 15h já gravava. O andamento utilizado foi de 143 bpm. “Assim fica bem confortável para o público poder assimilar o samba e ter um entendimento melhor da letra e melodia, além da execução da bateria”, disse o mestre.

A nossa introdução começa no pagode e solo de cavaco

Assim como a maioria das agremiações, a Vila Isabel preferiu por a bateria nas duas passagens do samba. Até o momento, só o Império Serrano tem a primeira no pagode. “A nossa introdução começa no pagode e solo de cavaco. Depois das duas passadas do refrão, a bateria entra na cabeça, no “Vila, te empresto meu nome”. Tiveram escolas que fizeram algumas introduções mais rebuscadas com a bateria e depois foram para o pagode, eu optei pelo inverso”, comentou Macaco Branco.

Terminada a captação da bateria, a comunidade de Noel se posicionou para a gravação do coro. Os integrantes impressionaram pela afinação e rapidez com que conseguiram acertar. Após a audição no estúdio, no entanto, a comunidade precisou regravar para corrigir pequenas falhas.

Vila Isabel gravou coro na Cidade do Samba. Foto: SRzdmore
Vila Isabel gravou coro na Cidade do Samba. Foto: SRzdmore
João Carlos Martins

Recent Posts

  • Brasil

VÍDEO: Garotinho viralizar ao agradecer resgate de Scooby: ‘Seu anjo’

VÍDEO: Garotinho viralizar ao agradecer resgate de Scooby: 'Seu anjo': Criança agradece após ser resgatado por Pedro Scooby: “Obrigado por…

43 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Eterna Globeleza, Valeria Valenssa fala sobre morar separada dos filhos e morte

Bastidores. Mãe de dois homens, João Henrique (21) e José Gabriel (20), frutos do casamento com o designer Hans Donner,…

43 minutos ago
  • Carnaval/SP

Com novo intérprete, Vila Maria busca voz feminina para sua ala musical

A Unidos de Vila Maria, que vai disputar o Grupo de Acesso 1 de São Paulo de 2025 com o…

3 horas ago
  • Brasil

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Sul

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Rio Grande do Sul. A apresentadora usou as redes sociais nesta…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

Brinco da Marquesa recebe X-9 Paulistana em baile para exaltar mães

Campeã do Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a escola de samba Brinco da…

18 horas ago
  • Televisão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão. Apresentadora é entrevistada desta sexta-feira (10) no…

18 horas ago