Vila cumpre sua missão, emociona e prova que reeditar Gbalá foi acerto superlativo

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

Vila cumpre sua missão, emociona e prova que reeditar Gbalá foi acerto superlativo:

Rio 2024: Aconteceu, neste sábado (3), a penúltima noite da temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí para as escolas do Grupo Especial carioca.

Três agremiações no palco maior do Carnaval; Acadêmicos do Grande Rio, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos de Vila Isabel.

Veja o que disseram os comentaristas do SRzd sobre o treino da escola de Noel, que teve sua apresentação atrasada por conta de um novo problema no carro de som usado pela organização do evento. O equipamento teve de ser trocado. Mas nada que comprometesse o ensaio encantador, forte e necessário.

+ como foi o ensaio?

Jaime Cezário: “A Vila Isabel reeditou esse enredo que é absolutamente adequado ao momento que o mundo vive. Um verdadeiro grito de alerta, o mundo está doente! Precisamos resgatar e salvar! O Povo do Samba incorporou a missão de trazer esse grito de alerta através do samba. Incorporadas na força de Olorum, vieram para ensaio técnico para soltar sua voz, alertando a todos que precisamos mudar, resgatar e salvar! Evoluir é a palavra chave, e dessa forma a turma da Vila Isabel cantou e encantou a todos no seu ensaio técnico. Lembrando a todos que a beleza é a missão dos artistas! Vila Isabel, que os Orixás a protejam nesse seu grito de alerta! Foi bonito, Vila! Foi pura emoção! Boa sorte nesse resgate! Comunidade com canto forte, organização na apresentação e a emoção lá no alto! Agora é aguardar o dia do desfile, esperando que as sete águas sagradas tragam as bênçãos necessárias para o mundo e que isso proporcione a agremiação um desfile perfeito. Gbalá é resgatar salva! Foi bonito Vila Isabel”.

Eliane Souza: “Foi lindo de ver a passagem do segundo casal – Jackson Senhorinho e Bárbara Dionísio, belamente vestidos e maquiados e apresentando com alegria o bailado atualizado! Ele, manuseando com habilidade um bastão incrível! E que encantadores, Marcinho Siqueira e Cris Caldas, ela num black power poderoso! O casal bailou, ocupando de forma ótima o espaço, trazendo ações e nuances a luz do samba, e deixando serem apreciados os movimentos característicos do Bailado. Marcinho Siqueira, em seu estilo bem definido, realizou de forma atualizada seus movimentos característicos, sempre cortejando a porta-bandeira e saudando o pavilhão. A APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA, feita em três etapas, diferenciou a performance, e a fluidez dos movimentos do casal, que remetia a um caminhar em águas, encantou com os gestos da porta-bandeira, que fez menção ao gestual da dança afro-religiosa, numa delicadeza enorme, no momento no qual deslizou no BALANÇO sem apoio! Piruetas e reverências singelas marcaram a movimentação do mestre-sala que, com destreza e habilidade, apresentou o CRUZADO, o VOLEIO sem falsa queda, o MEIO- SAPATEADO sincronizado a múltiplas piruetas”.

Bruno Moraes: “A bateria da Vila Isabel no ensaio de hoje deixaria o saudoso Mestre Mug muito orgulhoso. O peso das marcações, os tarois, os instrumentos leves, enfim, tudo muito bem ensaiado e com alta qualidade técnica. O antológico samba fez muita gente cair em lágrimas, com grande atuação de Tinga e seu carro de som. Macaco Branco veio tranquilo e fez ótimas apresentações nos módulos de julgamento, as bossas estão firmes e musicais. O povo de Noel está no caminho para o sucesso na semana que vem”.

+ VÍDEO: LARGADA DO ENSAIO TÉCNICO 

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ ENTREVISTAS NO ENSAIO TÉCNICO

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ agenda completa de ensaios do Grupo Especial:

(fevereiro): Dia 4  – Estação Primeira de Mangueira (19h), Unidos do Viradouro (20h30) e Imperatriz Leopoldinense (22h)

+ Carnaval 2024:

Gbala – Viagem ao templo da criação, assinado por Paulo Barros. Este é o enredo da escola que ficou com o 3º lugar do Grupo Especial no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria de Martinho da Vila, originalmente apresentado pela Vila Isabel no já distante ano de 1993, também no Grupo Especial.

+ ordem oficial de desfiles do Grupo Especial 2024:

Domingo, 11 de fevereiro:

1º – Unidos do Porto da Pedra (Campeão do Acesso 2023)
2º – Beija-Flor de Nilópolis
3º – Acadêmicos do Salgueiro
4º – Acadêmicos do Grande Rio
5º – Unidos da Tijuca
6º – Imperatriz Leopoldinense (Campeã do Grupo Especial 2023)

Segunda-feira, 12 de fevereiro:

1º – Mocidade Independente de Padre Miguel (11ª colocada do Grupo Especial 2023)
2º – Portela
3º – Unidos de Vila Isabel
4º – Estação Primeira de Mangueira
5º – Paraíso do Tuiuti
6º – Unidos do Viradouro

Comentários

 




    gl