Vigário Geral peca no canto e evolução em treino no sambódromo

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

Vigário Geral peca no canto e evolução em treino no sambódromo:

Rio 2024: Seguiu, na noite deste sábado (20), a temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí. Quatro escolas de samba da Série Ouro, o Acesso carioca, em destaque no palco maior do Carnaval.

A segunda agremiação na pista de desfiles foi a Vigário Geral, na alegria, na irreverência e no embalo dos festejos de São João, misturando duas culturas tão brasileiras. Veja o que disseram os comentaristas do SRzd presentes na Sapucaí esta noite.

+ como foi o ensaio?

Cadu Zugliani: “O samba da galera de Vigário Geral é bem correto. Letra bem construída e explica bem o enredo. O ponto fraco, pra mim, é o refrão principal; algumas palavras muito corridas. Isso faz com que o trecho não alcance seu potencial. O ponto alto: refrão do meio. Boa sacada! Intérprete Danilo Cezar, vindo de Vitória, bem demais no comando do carro de som. O canto da escola estava bem irregular, alas cantando bem, outras cantando muito pouco, umas partes da escola só cantavam o refrão, ponto de atenção pro pessoal da harmonia trabalhar até o dia do desfile”.

Jaime Cezário: “O esquenta da escola agitou o público presente e trouxe uma sequência de canções típicas das festas juninas. E não poderia ser diferente, pois a comunidade de Vigário Geral veio embalada pelo folclore nordestino, exaltando a boa energia da festa de São João de Maracanaú. O início do ensaio foi muito promissor, uma alegria tomou conta de todos embalados pelo bom samba. O contingente foi grande, escola organizada. O único pecado foi que algumas alas ainda não aprenderam o samba. E isso esfriava a apresentação quando passavam. Mas quando passou a turma que tinha o samba na ponta da língua, aí o ensaio ficava arretado de bom! Esse detalhe merece uma boa atenção da direção de Harmonia para que tudo fique perfeito no desfile oficial e a festa fique completa”.

Eliane Souza: “Que lindeza ver a Caroline Lopes que, representando neste ensaio técnico a segunda porta-bandeira Giselly Assumpção, dançou com harmonia sempre cortejada por Caio Araújo. Desfilaram com entusiasmo! Diego Jenkins e Thainá Teixeira, que conhecem e dominam os movimentos característicos do casal de mestre-sala e porta-bandeira, apresentaram o bailado atravessado por passos e gestos numa coreografia a luz da letra do samba-enredo, demonstrando sintonia e destreza! No setor 8 da passarela, houve uma intercorrência que obrigou a porta-bandeira substituir seus calçados. O dedicado mestre-sala ocupou o espaço apresentando seu riscado ao público, enquanto sua dama era atendida pelos apoios do par. A seguir, movida pelo entusiasmo, Thainá voltou a ocupar o espaço, com seus giros seguros! Axé”.

Bruno Moraes: “A Bateria da Vigário de um show de ritmo e swing na sua apresentação. Impressionam os arranjos e a firmeza na execução dos desenhos. Os marcadores da escola precisam ser muito bons para executar toda a ideia do Mestre Luygui. Desenho de tamborim e chocalho com animação e qualidade técnica. É muito satisfatório quando vemos os ritmistas se divertindo e tocando sem perder a qualidade no som”.

+ VÍDEO: LARGADA DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: ENTREVISTAS NO ENSAIO TÉCNICO

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ agenda deste sábado, 20 de janeiro:

Sereno de Campo Grande
Acadêmicos de Vigário Geral
São Clemente
Império Serrano

+ Carnaval 2024:

Maracanaú: Bem-vindos ao maior São João do planeta, assinado por Marcus do Val, Alexandre Costa e Lino Sales. Este é o enredo da escola que ficou com o 10º lugar na Série Ouro no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria dos compositores Tem-Tem Jr., Silvana Aleixo, Junior Fionda, Romeu Almeida, Jefferson Oliveira, Valtinho Botafogo, Marcus Lopes, Marcelinho Santos, Rafael Ribeiro, Sérgio Augusto de Oliveira Junior e Edu Casa.

+ veja a programação completa:

+ ordem oficial de desfiles da Série Ouro 2024:

9 de fevereiro – sexta-feira

1ª – União de Parque Acari
2ª – Império da Tijuca
3ª – Acadêmicos de Vigário Geral
4ª – Inocentes de Belford Roxo
5ª – Estácio de Sá
6ª – União de Maricá
7ª – Acadêmicos de Niterói
8ª – Unidos da Ponte

10 de fevereiro – sábado

1ª – Sereno de Campo Grande
2ª – Em Cima da Hora
3ª – Arranco do Engenho de Dentro
4ª – União da Ilha
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – São Clemente
7ª – Unidos de Bangu
8ª – Império Serrano

Comentários

 




    gl