Vigário Geral emana alegria, mas comete pequenos pecados ao cantar seu São João

Desfiles do Rio 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

Vigário Geral emana alegria, mas comete pequenos pecados ao cantar seu São João:

Rio 2024: Começou, na noite desta sexta-feira (9), o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Oito comunidades da Série Ouro, o acesso carioca, em destaque no palco maior do Carnaval.

A terceira a desfilar na Avenida foi a Acadêmicos de Vigário Geral. Guerreira e com orçamento apertado, fez bonito. Teve ingredientes fundamentais para uma exibição carnavalesca; alegria e muita garra de sua comunidade. Mas cometeu alguns pecadinhos veniais ao contar seu enredo e atravessar a passarela do samba.

Veja a análise dos comentaristas do SRzd sobre a passagem da Vigário:

Wallace Safra: “A ala de passistas se apresentou com um figurino leve e plasticamente bonito, o que contribuiu com a motivação, empenho e evolução dos passistas na Avenida. Destaque para a trabalho do coordenador que mostrou empenho e dedicação ao processo desenvolvido. Com samba no pé, plurais e enérgicos, os passistas passaram muito bem e agregaram em alegria e boa comunicação entre eles e com o público, o que resultou em um trabalho harmonioso e bem bonito de assistir”.

Cláudio Francioni: “A bateria da Acadêmicos de Vigário Geral fez um desfile seguro, tanto na execução das levadas, quanto das bossas. Adotou um andamento bem pra frente e o sustentou bem por toda a Avenida. Ala de tamborins e chocalhos muito limpas e um grande volume de caixas. Mestre Luygui usou bastante o recurso de duas macetas nos surdos de terceira, nas convenções e nos desenhos rítmicos”.

Jaime Cezário: “A Vigário Geral trouxe um enredo que celebra o maior São João do planeta que, segundo eles, acontece na cidade de Maracanau, no Ceará. A escola contou nos dois primeiros setores a história da formação da cidade, desde os povos originários até a industrialização. O enredo, propriamente dito, ficou restrito ao terceiro e último setor, que tinha como título: São João, orgulho de Maracanau. Vamos ver como vai ficar a percepção dos jurados de enredo com relação a isso. No conjunto de alegorias e fantasias, vieram equilibrados. As fantasias se destacaram pelo tamanho e pelo seu colorido. As alegorias vieram grandes com acabamento correto, sempre explorando materiais mais baratos como: esponjado, chitões e laminados. Agora, a pergunta que fica no ar é como os jurados de enredo vão entender a proposta apresentada pela agremiação. Vamos aguardar”.

Eliane Souza: “O elemento coreográfico da comissão de frente me impediu de apreciar a exibição do competente casal, Diego Jenkins e Thainá Teixeira, aos julgadores. Todavia, sua passagem pelo setor 8 deixou perceber o entusiasmo e a alegria do par, que foi saudado pelo prefeito Eduardo Paes, que se encontrava na pista! O casal realizou então, com gentileza e muita cortesia do mestre-sala, a APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA e, a seguir, deslizou pela avenida com garbo, sempre saudando o público”.

Célia Souto: “A tricolor de Vigário Geral entra na Avenida demonstrando empenho para cantar, aproveitando o samba para demonstrar garra, canto forte, fluência. Porém, o comprometimento com a totalidade do samba nem sempre foi regular. A evolução apresentou um bom desempenho, uniforme e andamento cadenciado em relação à dança. A escola desfilou pela Avenida demonstrando um trabalho cuidadoso em relação aos componentes”.

Wallace Safra: “O corpo de bailarinos veio representando uma verdadeira trupe que se lança em uma divertida e surpreendente viagem para conhecer o maior São João do mundo. Com um desenho coreográfico dinâmico e enérgico, a comissão trouxe para a Avenida uma coreografia literal e composta por elementos que remetem ao circo e à cultura cearense. Um trabalho limpo e coerente ao enredo. Através de figurinos simples e funcionais, o coreógrafo conseguiu lincar coreografia, elemento cenográfico e a proposta foi bem executada. Bom trabalho”.

+ ENTREVISTAS NO DESFILE

+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE 

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE 

+ Carnaval 2024:

Maracanaú: Bem-vindos ao maior São João do planeta, assinado por Marcus do Val, Alexandre Costa e Lino Sales. Este é o enredo da escola que ficou com o 10º lugar na Série Ouro no Carnaval de 2023.

O samba é de autoria dos compositores Tem-Tem Jr., Silvana Aleixo, Junior Fionda, Romeu Almeida, Jefferson Oliveira, Valtinho Botafogo, Marcus Lopes, Marcelinho Santos, Rafael Ribeiro, Sérgio Augusto de Oliveira Junior e Edu Casa.

+ ordem oficial de desfiles da Série Ouro 2024:

9 de fevereiro – sexta-feira

1ª – União de Parque Acari
2ª – Império da Tijuca
3ª – Acadêmicos de Vigário Geral
4ª – Inocentes de Belford Roxo
5ª – Estácio de Sá
6ª – União de Maricá
7ª – Acadêmicos de Niterói
8ª – Unidos da Ponte

10 de fevereiro – sábado

1ª – Sereno de Campo Grande
2ª – Em Cima da Hora
3ª – Arranco do Engenho de Dentro
4ª – União da Ilha
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – São Clemente
7ª – Unidos de Bangu
8ª – Império Serrano

Comentários

 




    gl