‘Vestidos para brilhar’, de João Gustavo Melo, conta trajetória dos grandes destaques do Carnaval carioca

Autor integrou Diretoria Cultural do Salgueiro por 19 anos. Foto: Divulgação

A saga dos destaques das escolas de samba do Rio de Janeiro, segmento que reúne uma legião de apaixonados pelo Carnaval, virou tema de um livro, de autoria do jornalista e escritor João Gustavo Melo. Publicada pela editora Rico, a obra “Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca” lança luzes sobre personagens que investem recursos, tempo e criatividade para confeccionar luxuosas fantasias e contribuir para o engrandecimento dos desfiles. O lançamento acontece dia 17 de dezembro, a partir das 18h, na Casa Porto, que fica no Largo São Francisco da Prainha, número 4, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A noite de autógrafos terá ainda um debate com a presença de grandes destaques e homenagens a nomes importantes do segmento.

A obra faz um levantamento de dados históricos e traz informações sobre personagens pioneiros e marcantes no mundo dos destaques, ressaltando o valor artístico das fantasias apresentadas nas passarelas dos concursos e desfiladas na Avenida.

“Os destaques estão entre os mais vistos, mas contraditoriamente menos enxergados segmentos que as escolas de samba abrigam em seu corpo social, não tendo a devida atenção dispensada à arte que exibem em desfile. São componentes abnegados que investem vultosas quantias para brilharem sobre o alto das alegorias, representando os personagens centrais do enredo apresentado na Avenida. Assim, tornam-se também porta-vozes fundamentais da história dessas agremiações carnavalescas”, explicou João Gustavo Melo.

Nomes como Clóvis Bornay, Olegária dos Anjos, Isabel Valença, Jésus Henrique, Marlene Paiva, Xangô do Salgueiro, Walkyria Miranda, Neucimar Pires, Tânia Índio do Brasil e Maurício Pina, que figuram na lista dos grandes destaques do Carnaval, são algumas das personalidades da folia que estão presentes na publicação, que conta com uma galeria de 15 registros feitos pelo fotógrafo Wigder Frota ao longo de mais de 30 anos de Avenida.

O livro é fruto da pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O professor e pesquisador Felipe Ferreira, orientador do trabalho, destaca a importância da publicação para os estudos sobre Carnaval.

“Ao discutir a disputa de significados em torno desses importantes personagens do Carnaval carioca, o livro abre novas perspectivas de compreensão da própria festa, relativizando e questionando, de forma orgânica e naturalmente atrativa, toda uma vertente historicista dos textos carnavalescos. Os destaques são determinantes na construção das escolas de samba e da cultura popular carioca.”

Capa do livro. Foto: Divulgação

Selo Carnavalize

“Vestidos para Brilhar…”, que conta com a orelha escrita pelo jornalista e escritor Fábio Fabato, é o primeiro livro lançado pelo selo Carnavalize, da Editora Rico. Para Leonardo Antan, editor responsável pela obra, “o universo fascinante dos brilhos e pedrarias de caráter monumental, de seres iluminados que, cansados de serem mortais, se reinventam em meio à magia da folia do Carnaval e se fazem deuses, reis, santos, imperadores e muito mais. Não à toa se chamam ‘destaques’. Agora estes seres ganham sua própria história sobre o olhar precioso e preciso de João Gustavo Melo”, explicou o editor, que prepara futuros lançamentos voltados para a temática carnavalesca.

Sobre o autor

João Gustavo Melo é doutorando em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante 19 anos, integrou a Diretoria Cultural do Acadêmicos do Salgueiro, participando da elaboração, roteirização e escrita das sinopses dos enredos apresentados pela escola. Além do Salgueiro, tem prestado consultoria e escrito sinopses para enredos em diversas agremiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Pesquisador de escolas de samba e cultura popular, é também coautor do livro “As Matriarcas da Avenida: Quatro Grandes Estrelas que Revolucionaram o Maior Espetáculo da Terra”, que traz crônicas sobre as escolas de samba Mangueira, Portela, Império Serrano e Salgueiro.

Serviço

Livro: “Vestidos para Brilhar: Uma Epopeia dos Destaques das Escolas de Samba do Rio de Janeiro”. (106 páginas, com galeria de fotos de Wigder Frota).
Lançamento: dia 17 de dezembro, às 18h.
Programação: Noite de autógrafos e debate com destaques e personalidades do Carnaval.
Local: Casa Porto (Largo São Francisco da Prainha, número 4). Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Editora Rico’
Pré-Venda pelo site: http://www.euleiobrasil.com.br/produto/pre-venda-vestidos-para-brilhar/

Comentários




mais notícias

    gl