UPM tem enredo 2023 e vai contar a história da Irmandade da Boa Morte

Alegoria da Unidos de Padre Miguel na concentração. Foto: Leonardo Oliveira/SRzd

Alegoria da Unidos de Padre Miguel na concentração. Foto: Leonardo Oliveira/SRzd

Na noite desta quarta-feira (6) a Unidos de Padre Miguel divulgou o enredo que vai levar para a Marquês de Sapucaí em 2023, quando será a quinta a desfilar na sexta-feira, 17 de fevereiro, pelo Acesso carioca.

Ave Maria Olorum – A Corte da boa morte. De autoria dos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves, o enredo do boi vermelho contará a história da Irmandade da Boa Morte, festa secular que acontece há mais de 200 anos em Cachoeira, cidade histórica do recôncavo da Bahia.

“A Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica e que foi por muito tempo responsável pela alforria de inúmeros escravos. A escolha por Nossa Senhora deve-se a uma promessa feita pelas irmãs mais antigas da confraria. Elas prometeram que se todos os escravos fossem libertos, elas iriam cultuar Maria na vida e na morte. Atualmente, a irmandade segue como forma de resistência, com sua missão social, dedicada principalmente à educação. Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a celebração acontece no mês de agosto, mês dedicado à Nossa Senhora e atrai milhares de pessoas de diversos lugares do mundo”, informou a escola ao SRzd. Na próxima semana, a agremiação irá divulgar a sinopse e como será a disputa de samba.

Em 2022, a escola levou para a Avenida o enredo Iroko é tempo de xirê, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, e rendeu a quinta colocação para a escola que desfila pela Série Ouro.

+ Veja como foi o desfile da Padre Miguel

+ Galeria de fotos do desfile da Unidos de Padre Miguel

Leia também:

+ Unidos de Padre Miguel cria primeira bateria feminina do Carnaval do Rio

+ Carnaval 2023: Sinopse do enredo centenário emociona os portelenses

Comentários

 




    gl