UPM confirma favoritismo e mostra que busca pelo tão sonhado acesso está viva

Ensaios técnicos. Foto: SRzd/Wallace Safra

UPM confirma favoritismo e mostra que busca pelo tão sonhado acesso está viva:

Rio 2024: Termina na noite deste sábado (27) a temporada de ensaios técnicos gerais na Marquês de Sapucaí. Quatro escolas de samba da Série Ouro, o Acesso carioca, treinam no palco maior do Carnaval, a partir das 19h.

Quem fechou a maratona na pista de desfiles foi a Unidos de Padre Miguel, cotada como uma das favoritas ao acesso, já na madrugada deste domingo. Confira as análises dos comentaristas do SRzd.

+ como foi o ensaio?

Jaime Cezário: “O Boi Vermelho da Vila Vintém, sob a proteção do Padim Cícero, trouxe sua comunidade incorporada nas tradições nordestina. Um rolo compressor de energia! Cantou com a força de sua paixão pela UPM. Deixando um recado forte para todos de que querem conquistar, enfim, o acesso ao Grupo Especial. O Povo da Vila
Vintém não se fez de rogado, com essa homenagem ao milagreiro do sertão, suplicando por sua ajuda e que, na quarta feira de cinzas, os Anjos digam amém… Será? Uma apresentação arrebatadora para finalizar o último sábado de ensaios técnicos da Série Ouro.

Bruno Moraes: “Mestre Dinho, a cada ano que passa, apresenta um trabalho de melhor qualidade, e esse ensaio técnico não foi diferente, com ritmo coeso e peças leves acrescentando bastante no resultado final. As bossas estão com uma sinergia grande com o ótimo samba. Destaque para a ala de tamborim e agogô que apresentaram um bom volume e limpeza na execução das notas. Bruno Ribas levou o samba de forma segura. O único detalhe que precisa de um pouco de atenção é na bossa 7, onde o puxador precisa estar perto do marcador de terceira que mantém o ritmo. Foi um ótimo ensaio da bateria da Vila Vintém. A escola vem forte na briga pelo título”.

Eliane Souza: “Vinicius Antunes e Jessica Ferreira – o primeiro casal da escola – ricamente trajados, desenvolveram uma dança na qual aos movimentos característicos do bailado foram acrescidos outros passos e gestos bem ensaiados, revelando a sintonia do par. A coreografia proposta revelou a habilidade do mestre-sala de dançar em perfeito sincronismo com a porta-bandeira, e de entremear aos movimentos executados aqueles característicos do bailado, como o MEIO-SAPATEADO e o VOLEIO. A APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA foi realizada com elegância, e o pavilhão bem desfraldado durante os giros seguros da porta-bandeira no no movimento característico ABANO. Emerson Faustino e Joana Falcão – o segundo casal – demonstraram alegria e segurança durante a execução de sua dança, que revelou os movimentos característicos do Bailado, com destaque aos potentes giros da porta-bandeira, sempre cortejada pelo mestre-sala”.

+ VÍDEO: LARGADA DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO ENSAIO TÉCNICO

+ VÍDEO: ENTREVISTAS NO ENSAIO TÉCNICO

+ GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO 

+ agenda deste sábado, 20 de janeiro:

Em Cima da Hora
Unidos da Ponte
Inocentes de Belford Roxo
Unidos de Padre Miguel

+ Carnaval 2024:

O redentor do sertão, assinado por Edson Pereira e Lucas Milato. Este é o enredo da escola que ficou com o 2º lugar na Série Ouro no Carnaval de 2023 (veja análise sobre o tema feita pelo carnavalesco e comentarista do portal SRzd, Jaime Cezário):

O samba é de autoria dos compositores Cláudio Russo, Thiago Vaz, Richard Valença, W. Corrêa, Orlando Ambrosio, Miguel Dibo, Lico Monteiro e Cabeça do Ajax.

+ veja a programação completa:

+ ordem oficial de desfiles da Série Ouro 2024:

9 de fevereiro – sexta-feira

1ª – União de Parque Acari
2ª – Império da Tijuca
3ª – Acadêmicos de Vigário Geral
4ª – Inocentes de Belford Roxo
5ª – Estácio de Sá
6ª – União de Maricá
7ª – Acadêmicos de Niterói
8ª – Unidos da Ponte

10 de fevereiro – sábado

1ª – Sereno de Campo Grande
2ª – Em Cima da Hora
3ª – Arranco do Engenho de Dentro
4ª – União da Ilha
5ª – Unidos de Padre Miguel
6ª – São Clemente
7ª – Unidos de Bangu
8ª – Império Serrano

Comentários

 




    gl