‘Ubuntu’ é o enredo da São Clemente para o próximo Carnaval

Desfile da São Clemente de 2015. Foto: Riotur

A São Clemente anunciou nesta terça-feira (21) seu enredo para o próximo Carnaval. O tema é intitulado ‘Ubuntu’ e será desenvolvido pelos carnavalescos João Vitor Araújo e Tiago Martins.

+ Confira a logo

“A ideia do enredo é a São Clemente, transformada em escola de vida, passar pela Avenida mostrando os ensinamentos da filosofia Ubuntu. Traremos, ao longo do desfile, diversas ações humanitárias pelo mundo e importantes líderes”, disse o carnavalesco Tiago Martins.

Ubuntu é uma ética social africana que tem origem na língua Zulu e é sustentada por pilares como solidariedade, partilha, respeito, acolhimento e generosidade, entre outras ações que realizadas em sintonia com a alma, buscando o bem-estar coletivo à expansão do conceito de humanização.

“Tenho certeza que é um enredo lindo e que dará certo. Quando eu penso em solidariedade, em humanismo, eu penso no meu povo negro, o povo que mais sofre, mais chora, que mais está carente de lideranças. Porque vivemos em um sistema que não dá voz a essas pessoas”, desabafou o carnavalesco João Vitor Araújo.

Irmã Dulce, que foi apontada como enredo da preto e amarelo nos últimos dias, estará inserida no desenvolvimento do tema. Segundo o presidente Renato Almeida Gomes, que comandou a live da São Clemente pelo Instagram, o foco do enredo é o humanismo.

“O desejo da São Clemente é fazer o bem, é buscar o bem. Esse é um enredo que marca uma fase diferente na nossa escola, que segue atenta aos dias atuais e que buscará, sempre, levar o que há de melhor para todos que estão à nossa volta”, disse o presidente Renatinho, um dos idealizadores do tema.

O enredo contará com o trabalho de pesquisa do historiador-enredista Marcos Roza. Sinopse e informações sobre disputa de samba serão divulgadas apenas após a formalização dos próximos passos do Carnaval carioca, tais como logística e data para o evento.










Comentários

 




    gl