Trazendo Iansã e suas guerreiras, comissão de frente da Portela se destaca no desfile

Desfile Portela 2019. Foto: Juliana Dias/SRzd

Trazendo uma comissão composta, majoritariamente, por mulheres negras, Carlinhos de Jesus causou forte impacto na Avenida no desfile da Portela. Vestidas de Guerreiras de Iansã, as dançarinas se apresentaram com a imagem da Orixá em um tripé. De dentro dele saía a cantora e atriz Mariene de Castro e, juntas, reverenciavam o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Em entrevista ao SRzd, Carlinhos demonstrou sua satisfação com o resultado da sua coreografia e declarou que se preocupou com a escola por causa do atraso que estava acontecendo.

“Foi tudo correto. Passamos no tempo, acho que a escola teve algum problema, e aí pediram pra comissão segurar um pouco. E isso nos deixou um pouco apreensivos, já que quando a gente entrou na primeira cabine, a gente entrou um pouco apressado em função do atrasado que aconteceu. Não o que aconteceu lá atrás, mas mantivemos a sequência coreográfica e tudo correto. O carro funcionou e foi tudo perfeito. Eu estava muito preocupado com o controle que o bailarino tinha para ter movimento, mas foi tudo perfeito.”

Carlinhos explicou o conceito de sua comissão de frente, de onde e como surgiu a ideia de realizá-la.

“Eu queria prestar uma homenagem à mulher brasileira de certa forma através da Clara, que sempre teve uma presença muito forte, acho que foi uma das pioneiras a assumir uma série de posicionamentos, discursos, e isso foi muito importante. Clara tem essa voz! A princípio, eu pensei em trazer as meninas com o seio desnudo para falar desse empoderamento que tanto se fala agora, mas não é o seio que traz esse empoderamento, é a presença feminina, é a expressão, é a dança. É a Clara, a religiosidade de Clara. Então, mudei o conceito para as guerreiras Iansã. Não trouxe Clara, mas Mariene interpreta o refrão final, mas ela não assume o papel de Clara em momento algum. Era Mariene realmente interpretando: ‘nossas estrelas no céu estão em festa, lá vem Portela com as bênçãos de Oxala. No canto de um sabiá, sambando até de manhã. Sou Clara guerreira, a filha de Ogum com Iansã'”.

O coreógrafo também prestou agradecimentos à escola e sua equipe de dançarinas.

“Quero agradecer à direção da Portela, família portelense, toda equipe que estava envolvida nesse trabalho e toda essa equipe de bailarinas que foram incansáveis desde outubro trabalhando esse conceito da comissão.”

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