Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Thiago Rogério: Um Muso na Ponte

A volta da Unidos da Ponte ao cenário principal dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, será uma soma do tradicional com a inovação. Seu enredo é uma reedição, mas a escola promete novidades. Uma delas será a presença do passista Thiago Rogério como um personagem de origem recente no carnaval, mas que a cada ano vem buscando sua afirmação. 

Thiago Rogério nas cores da Ponte: garra para ficar na elite dos desfiles

Thiago, que é também passista da Acadêmicos do Grande Rio, desfilará como muso na escola meritiense. Ele virá no segundo carro da Unidos da Ponte, que vai falar de Xangô, uma das entidades despachadas no enredo “Oferendas”, desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz.

“Ser muso é uma das representações da escola de samba. Defendemos a escola com muito amor e dedicação!” – anima-se, ao defender seu ofício.

Se as musas são decantadas em prosa e verso no panteão do samba, o mesmo não se pode dizer ainda de sua versão masculina, os musos. Ainda em fase de afirmação, muitas vezes são vistos com certa indiferença em um território onde diz-se que a beleza cabe mais às mulheres do que aos homens. Apesar disso, Thiago vem se dedicando para tão somente cumprir seu papel mediante aquilo que a escola espera de sua apresentação.

“Vejo muita dificuldade em aceitar homens nesse papel. E vem, na maioria das vezes, dos próprios homens essa resistência, por acharem que esses lugares devem ser ocupados apenas para mostrarem as mulheres. Há uma resistência. Mas estamos fazendo nosso trabalho com dedicação e sinceridade, buscando espaço sem tirar o de ninguém.” – afirma.

Thiago Rogério em momento casual: estiloso

Aos 25 anos, Thiago Rogério não é um entusiasta da “maromba” como muitos de sua geração. “Meu preparo maior é minha boa alimentação, não sou muito fã de academia, mas faço minha natação toda semana”. O muso Thiago tem um corpo esguio, longilíneo, apropriado para a leveza que a dança do samba requer de um passista.

“Comecei como passista em 2010, pela Grande Rio. Foi um momento de muita dedicação e atenção. No início foi muito difícil, comecei a sambar em frente ao espelho, minha mãe e minha irmã eram minhas juradas no início. Foi aí que fui pegando a prática, aprendendo também com os meus colegas de samba a ter uma boa postura. Assim fui seguindo, a cada dia aprendendo e conquistando meu espaço.”

Imbuído do desafio da Unidos da Ponte de afirmar-se no grupo e atender à grande expectativa de seu retorno, Thiago Rogério deixa sua melhor mensagem para os foliões durante o carnaval que se aproxima:

“Curta, brinque, sorria ,dance! Vamos ter um carnaval de mais amor e mais compaixão!”

Que beleza, muso da Ponte!

Hélio Rainho

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

Maracanã recebe jogo entre celebridades em favor do Rio Grande do Sul

Rio. A bola vai rolar por uma causa nobre no próximo domingo (26), às 16h, no estádio do Maracanã, no…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON: Leia a sinopse do enredo 2025 da Imperatriz

Rio. Uma das mais tradicionais e vitoriosas escolas de samba do país e atual vice-campeã do Grupo Especial do Rio…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2024: Bangu revela enredo para disputa no Acesso

Rio 2024: Bangu revela enredo para disputa no Acesso: Rio. A Unidos de Bangu divulgou nesta segunda-feira (20) seu enredo…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Com mais um dia de Especial, terça será a noite preferida?

Carnaval 2025: Com mais um dia de Especial, terça-feira será a noite preferida? Rio. Os desfiles oficiais do Rio de…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Presidente da Terceiro Milênio diz que esperava outra posição de desfile e destaca enredo desafiador

Campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo deste ano, a Terceiro Milênio fará em seu próximo…

4 horas ago
  • Famosos

VÍDEO: Márcia Sensitiva diz que jornalista famoso está morrendo

VÍDEO: Márcia Sensitiva diz que jornalista famoso está morrendo: 

4 horas ago