Categories: Carnaval/RJ

Sambistas comemoram sucesso da roda do Candongueiro na Portela

Uma grande confraternização de sambistas. Assim pode ser definida a edição especial da roda do Candongueiro na Portela, que agitou a quadra da maior campeã do Carnaval carioca, no último sábado (14), com as participações de Wilson Moreira e Nei Lopes.

Além dos convidados de honra, o evento recebeu uma legião de apaixonados pelo samba e pela cultura popular, como os compositores Zé Luiz do Império, Toninho Nascimento e Ivan Milanês, os cantores Didu Nogueira e Gisa Nogueira, o radialista Rubem Confete, a escritora e pesquisadora Marilia Trindade Barboza, além de Tia Surica, Serginho Procópio e David do Pandeiro, membros ilustres da Velha Guarda Show da Portela.

Madrinha do evento, Dona Neném, de 93 anos, viúva do compositor Manacéa, emocionou o público ao acompanhar tudo numa mesa próxima aos músicos, apesar da saúde frágil. Ao lado da filha Aurea Maria, uma das pastoras da Velha Guarda, a baluarte agradeceu o carinho e foi homenageada com um buquê de flores, entregue por Hilton Mendes e Hilda Bastos, os fundadores do Candongueiro, que funcionou de 1988 a 2017, em Pendotiba, Niterói.

“Foi uma tarde muito legal. Eu sou Portela desde pequeno, então tem um valor especial levar o Candongueiro para a Portela, pois sempre recebemos a Velha Guarda Show com muito carinho. Então juntou tudo, sabe? Não tem mentira, só tem verdade! E o pessoal de Niterói prestigiou em peso. Ficamos muitos felizes. Tomara que a gente possa fazer outras vezes”, comemorou Hilton.

Antigo frequentador do Candongueiro e idealizador do evento, o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, também festejou: “Foi a prova que nós queríamos. A gente precisava saber o Candongueiro ainda estava vivo. E está! Muito vivo! Muitos dos que vieram à Portela frequentavam o Candongueiro e faziam dele um foco de resistência durante todos esses anos. Foi uma bela primeira vez. Temos, agora, que trabalhar para fixar e fortalecer ainda mais a relação entre a Portela e o Candongueiro”.

Após brindar o público com mais de uma hora e meia de show, Nei Lopes estava radiante. “É sempre muito bom cantar na Portela. Melhor ainda sendo num evento envolvendo o Candongueiro. Me senti em casa”, disse.

Ex-presidente do Museu da Imagem e do Som e autora das biografias de Cartola, Silas de Oliveira e Pixinguinha, Marilia Barboza elogiou a realização do evento em seu perfil no Facebook. “Hoje eu fui ao Candongueiro na Portela, o mesmo Candongueiro a que estive presente à inauguração, há décadas, e que frequentei, anos e anos, ao lado do mestre Arthur Loureiro de Oliveira, porque adorava o feijão da Hilda, a roda do Hilton e o samba de todo mundo. Foi emocionante rever tantos, abraçar muitos, cantar, rir e chorar. Obrigada, vida.”

A próxima edição do evento deverá acontecer em setembro.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Efeito Madonna: Governo do Rio divulga retorno superior a R$ 300 milhões

O Governo do Rio de Janeiro apresentou um balanço oficial do show da Madonna realizado em Copacabana no último sábado…

14 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Samara Felippo faz desabafo forte após racismo contra filha na escola

A atriz Samara Felippo falou abertamente pela primeira vez a respeito do ataque racista sofrido por sua filha mais velha,…

59 minutos ago
  • Brasil
  • Política

Ministro condena ligação do show da Madonna com tragédia no Sul; assista

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fez um desabafo diante das tentativas de…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

2 horas ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

2 horas ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

4 horas ago