Categories: Carnaval/RJ

Riotur promove terceira reunião de planejamento do Carnaval 2019

As associações de moradores e os órgãos públicos conversaram na manhã desta segunda-feira (7), sobre as propostas para os cortejos dos blocos de rua. Unanimidade entre os comentários na reunião foi a questão do prolongamentos dos blocos após o horário de encerramento. Além disso, a criação de uma identificação para os ambulantes autorizados e a mudança dos megablocos para a região do centro do rio também foram questões abordadas.

A presidente da associação de Botafogo, Regina Chiaradia, ressaltou a importância de encontros como este para expor os problemas enfrentados pelos moradores durante o período do Carnaval. E lamentou a falta de identidade de alguns blocos, que perderam sua essência familiar e se tornaram grandes negócios. O representante da associação de Ipanema, Bruno Pereira, abordou o problema da simultaneidade dos blocos que afetam a circulação dos moradores do bairro e também a grandiosidade de alguns blocos.

Riotur promoveu a terceira reunião de planejamento do Carnaval 2019. Foto: Alexandre Macieira

O superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald, concordou com os representantes das associações com relação à mudança dos megablocos. Além disso, ressaltou que o maior problema é em relação ao efetivo durante a noite, por conta do pós-bloco.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, destacou a importância de escutar todas as partes envolvidas no processo para encontrar as soluções mais viáveis para melhorar a realização do carnaval de rua da cidade.

Na segunda parte do encontro, os convidados foram os representantes dos Megablocos, também com o intuito de apresentar suas propostas para os cortejos.  Foi discutida a mudança destes blocos para a região do centro do Rio, descartando a ideia de cortejos na Enseada de Botafogo.

De acordo com a CET-Rio e demais órgãos presentes, o local sugerido não comporta eventos nem de médio e nem grande porte, a exemplo de problemas causados por eventos que aconteceram em outros anos na região, que causaram transtornos no trânsito, na segurança e no ordenamento.

“Não há logística e infraestrutura para a realização de eventos na aérea”, disse Joaquim Dinis, Diretor de Operações da CET-Rio.

Outra questão levantada durante a reunião foi a possibilidade de venda antecipada de bilhetes do Metrô, prática comum em grandes eventos como o Réveillon. A ideia será estudada pela concessionária, mas, a princípio, não é considerada viável.

Os representantes dos megablocos se mostraram dispostos a ouvir as propostas e a trabalhar em conjunto com a Riotur e os demais órgãos públicos para promover um Carnaval com mais ordenamento e qualidade em 2019.

A reunião foi encerrada com uma reflexão proposta pelo presidente da Riotur, Marcelo Alves, trazer uma segunda opção para os cortejos dos megablocos que não seja o centro do Rio, para que assim possa ser estudada a viabilidade do local pelos órgãos públicos e também pelos organizadores de megablocos. As propostas serão apresentadas na próxima reunião de planejamento do Carnaval 2019, que acontecerá ainda este mês.

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

6 horas ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

8 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

11 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

11 horas ago