Rio: Vem aí o quinto enredo do Grupo Especial do Carnaval 2025

Desfile do Paraíso do Tuiuti 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

Desfile do Paraíso do Tuiuti 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

Rio. Quatro enredos para o Carnaval 2025 do Grupo Especial carioca já foram revelados. Embora a festa aconteça apenas em março no próximo ano, as agremiações estão adiantando os trabalhos dando o primeiro passo que é, justamente, definir suas equipes e os respectivos temas.

Até aqui, Acadêmicos do Grande Rio, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense anunciaram seus novos projetos de Carnaval (conheça cada um deles mais abaixo).

Será a vez do Paraíso do Tuiuti, na próxima sexta-feira (5), contar ao mundo do samba qual história vai apresentar na Avenida.

Na ocasião, além do enredo, acontece a festa de aniversário da escola, a partir das 22h, na Cidade do Samba, na Rua Rivadávia Correa, 60. Os ingressos custam R$ 30.

UNIDOS DA TIJUCA: A escola do Borel foi a quarta a divulgar seu enredo para o Carnaval 2025 na Marquês de Sapucaí. O anúncio foi feito no dia 21 de março em vídeo publicado nas redes sociais da agremiação (assista ao vídeo):

Apos a frustrante classificação neste ano, a Tijuca anunciou Edson Pereira, que fala no vídeo acima, para o lugar de Alexandre Louzada, que foi para a Unidos de Padre Miguel, onde Pereira foi campeão do Acesso este ano. No Especial, Edson assinou o desfile do Salgueiro.

Em nota, a Tijuca informou: “A escola do pavão e das cores azul e amarela, que também representam o Orixá, contará na Sapucaí as histórias sobre o menino respeitado pelos mais velhos, conforme a sabedoria oral dos candomblés. Desejo antigo dos torcedores, o enredo sobre o guerreiro das matas e dos rios será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, com pesquisa de Mateus Pranto e Rodrigo Hilário. Em breve serão divulgados título, sinopse e logo do enredo”.

Desfile da Unidos da Tijuca 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias
Desfile da Unidos da Tijuca 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE: “A escola da Zona da Leopoldina do Rio contará a história que narra a ida de Oxalá ao reino de Oyó com a intenção de visitar Xangô. A saga do Orixá, os percalços do trajeto e seu desenrolar são o conteúdo de um tradicional Itã, uma espécie de relato da mitologia iorubá”, informou o comunicado da agremiação divulgado em 19 de março.

“Mergulhado nesse rico universo ancestral marcado pela oralidade, a Imperatriz dá partida ao Carnaval que virá”, disse o carnavalesco Leandro Vieira. “O título oficial do enredo, a logo e a sinopse serão divulgados em breve”, finalizou o texto encaminhado à imprensa. A escola de Ramos vive grande momento após um campeonato em 2022 e o vice neste ano.

Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

GRANDE RIO: A escola de Caxias largou na frente e teve seu tema anunciado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), antes mesmo do desfile deste ano.

O governador anunciou por redes sociais que a Grande Rio cantaria a cultura paraense na Avenida: “O Pará vai ser homenageado pela Grande Rio no Carnaval do ano que vem. O anúncio vai ser feito logo mais na Sapucaí. É valorização da nossa cultura e das nossas raízes, fomentando o turismo, gerando emprego e renda para a nossa população”, postou Barbalho em vídeo gravado na Praia de Copacabana, na ocasião.

Desfile da Grande Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Grande Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

Beija-Flor: A escola de Nilópolis divulgou seu tema para o próximo ano em vídeo publicado nas redes sociais no dia 28 de fevereiro e vai celebrar um de seus maiores nomes ao longo de sua vitoriosa caminhada, Laíla (assista AQUI ao vídeo com o anúncio). Após ficar de fora dos desfile das campeãs este ano, algo raro na sua brilhante jornada nos concursos de escolas de samba do Rio, Soberana aposta nas suas raízes para voltar ao topo.

Desfile da Beija-Flor 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Beija-Flor 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

+ Carnaval 2024:

A Unidos do Viradouro foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro este ano. Agora, tricampeã! Antes, havia faturado a taça em 1997 e 2020.

Arroboboi, Dangbé, assinado por Tarcísio Zanon; este foi o enredo campeão em 2024. O samba é de autoria de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinicius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE

+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE

+ ENTREVISTAS NO DESFILE

+ VEJA COMO FOI O DESFILE E AS ANÁLISES DOS COMENTARISTAS DO SRzd

+ Veja a classificação final:

CAMPEÃ: Unidos do Viradouro 270 pontos

VICE: Imperatriz Leopoldinense 269,3 pontos

3º: Grande Rio 269,2 pontos

4º: Acadêmicos do Salgueiro  269

5º: Portela 268,9

6º: Vila Isabel 268,8

7º: Mangueira 268,8

8º: Beija-Flor de Nilópolis 268,5

9º: Paraíso do Tuiuti 268,3

10º: Mocidade Independente de Padre Miguel 267,2

11º: Unidos da Tijuca 265,7

12º: (rebaixada para o Acesso 2025) Unidos do Porto da Pedra 264,9

Comentários

 




    gl