Categories: CarnavalCarnaval/RJ

‘Retrospectiva SRzd’: Os dez melhores momentos do Carnaval em 2017

Não só de situações ruins viveu o Carnaval em 2017. Ao dar continuidade a retrospectiva, o SRzd lista os dez melhores momentos da folia. Fatos de dar orgulho a qualquer sambista e que serão levados na memória pelos próximos anos.

REVEJA: ‘Retrospectiva SRzd’ – Os dez piores momentos do Carnaval em 2017

10 – Teve xirê, ogans e alabê

Unidos de Padre Miguel desfila na Sapucaí em 2017 pela Série A. Foto: Cris Gomes.

O desfile da Unidos de Padre Miguel em 2017 com o enredo “Ossain – O poder da cura” abre a lista. A apresentação da escola, que ficou marcada pelo acidente da porta-bandeira Jéssica, também não pode deixar de ser lembrada pela forma apoteótica como aconteceu e conquistou as arquibancadas. Antes do acidente, grande parte das pessoas que assistia o desfile afirmava: “a campeã chegou”.

As paradinhas realizadas pela bateria, a segunda alegoria da escola (foto) e o canto da escola foram pontos do desfile que fizeram o público da Marquês de Sapucaí vibrar e cantar junto.

9 – Co-irmãs de samba e bairro

Casal da Unidos de Padre Miguel é homenageado e desfila com a Mocidade no desfile das campeãs. Foto: SRzd.

O desfile das campeãs do Carnaval 2017 não foi só de comemoração, mas sim de homenagens. Mocidade Independente e Portela convidaram os casais das co-irmãs de bairro para desfilar junto das escolas. A porta-bandeira da Mocidade dançou com o mestre-sala da Unidos de Padre Miguel – vale lembrar que o ex-mestre-sala da verde e branco foi dispensado após a apuração – e juntos homenagearam Jéssica, acidentada no desfile da UPM.

Já a Portela trouxe o casal do Império Serrano, campeão da Série A, para juntos comemorar os dois títulos de Madureira no Carnaval 2017.

8 – Sambando na cara da sociedade

Uma das quatro logomarcas da Mangueira para o Carnaval 2018. Foto: Divulgação.

Se teve um ponto positivo durante o ano de 2017 para o Carnaval foi o retorno dos enredos de crítica política. A Mangueira largou na frente e foi a primeira a dar a cara a tapa ao lançar “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco”. O tema foi divulgado dias após o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciar a redução de 50% na subvenção destinada ao Carnaval. O enredo, inspirado no acontecimento, busca a ressignificação do Carnaval e mostra que a festa pode ser realizada com ou sem verba.

Já a Beija-Flor guardou a carta na manga para o final. Foi a última a lançar enredo e também apostou na crítica política. “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu” aborda as mazelas do Brasil e traz uma reflexão a respeito de quem são os verdadeiros monstros da sociedade.

7 – #PortelaForMariana

Alegoria e ala em referência a cidade de Mariana durante desfile da Portela em 2017. Foto: Reprodução/TV.

O mundo inteiro compartilhou a hashtag ‘#PrayForMariana’. A Portela também não ficou de fora e fez seu protesto durante o desfile. Os carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes emocionaram o público ao trazer uma alegoria que retratava a tragédia da lama na cidade de Minas Gerais.

Se já não bastasse o carro alegórico, a ala que vinha a frente representava o sofrimento do povo da cidade e trazia placas com mensagens do tipo “Crime”, “Tristeza” e “Dor”.

6 – Mesmo proibido olhai por nós!

Tripé do ‘Cristo-Oxalá’ da Mangueira durante desfile em 2017. Foto: Reprodução/Internet.

Em tempos de intolerância religiosa, o tripé da Mangueira deu o que falar e, após um acordo entre a escola e a Arquidiocese do Rio, não pôde retornar no desfile das campeãs. Feliz quem teve a oportunidade de vê-lo no desfile oficial. E quem viu, se arrepiou. Para muitos, a imagem do Carnaval, e que não poderia faltar nessa lista. O tripé trazia de um lado a figura de Jesus Cristo e da outra, Oxalá.

5 – Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora…

Gravação da Beija-Flor. Assim como 2017, agremiação, juntamente de Mocidade e outras, trazem sambas elogiados para 2018. Foto – Henrique Matos e Maria Zilda Matos.

Se teve uma coisa que o samba fez em 2017 foi fazer a dor dentro do peito ir embora. Com tantos problemas num difícil ano para a folia carioca, o alto nível das obras foi um dos destaques positivos e serviu de acalanto aos sambistas.

Beija-Flor e Mocidade se destacaram. ‘Juremê’ e ‘Céu de Sherazade’ foram considerados os melhores sambas durante o Carnaval 2017, segundo crítica e público. E, ao que parece, as agremiações vêm repetindo a dose durante o pré-Carnaval 2018.

4 – Serrinha custou, mas veio

Desfile campeão do Império Serrano em 2017 pela Série A. Foto: Rodrigo Gorosito.

A festa rolou solta em Madureira na quarta-feira de cinzas. Isso porque, além da Portela, o Império Serrano foi campeão da Série A e retornou ao Grupo Especial após nove anos de espera. Para todo amante do samba e do Carnaval, foi bonito ver a Serrinha de volta.

3 – O furacão Ivete Sangalo

Ivete Sangalo durante desfile da Grande Rio em 2017. Foto: Marcos Serra Lima.

Que a baiana é arretada todo mundo sabia, mas que ela ia aprontar isso tudo num Carnaval… foi como um furacão que levantou toda a poeira da Grande Rio e da Avenida. A homenageada, que já se fazia muito presente no pré-Carnaval da escola, não fez corpo mole no desfile. Cantou o alusivo do samba, veio na comissão de frente, correu de volta à concentração, subiu no carro alegórico e encerrou a apresentação da escola.

Sem contar o show que Ivete já havia dado no ensaio técnico. A baiana cantou o samba durante todo o momento em cima de um trio elétrico e botou o público, que lotou as arquibancadas, para dançar e dar um banho de axé.

2 – Põe Aladim para voar

Aladim e o tapete voador na comissão de frente da Mocidade em 2017. Foto: Reprodução/Internet.

O samba da Mocidade prometia pôr Aladim no agogô, mas a comissão de frente da escola foi além e pôs o personagem para voar a bordo de um tapete em plena Marquês de Sapucaí. O resultado só poderia ser um sucesso estrondoso. Com gritos e aplausos do público presente, o Aladim conquistou a pontuação máxima no quesito, ajudou a escola a ganhar o Carnaval e ficou marcado como um dos melhores momentos da festa.

1 – A campeã voltou! (ou melhor, as campeãs voltaram!)

Troféu de campeã da Portela na quadra durante comemoração após a apuração 2017. Foto: Alexandre Durão.

O grito de campeã da Portela ao fim da apuração na quarta-feira de cinzas foi como um desabafo entalado na garganta do portelense há mais de 30 anos. Não só Madureira, como todo o Brasil aplaudiu e vibrou com o retorno da maior campeã do Carnaval.

Mas o pior (e melhor) estava por vir. A confusão gerada pelo erro da Liesa ao entregar o livro abre-alas para o jurado de enredo Valmir Aleixo acabou tirando e, posteriormente, devolvendo o título de campeã à Mocidade Independente de Padre Miguel. Passado o imbróglio, as duas escolas dividiram o título de 2017.

Independente da opinião de cada pessoa a respeito do resultado, uma coisa há de se concordar: ver as duas grandes escolas retornarem ao lugar mais alto do pódio, após anos de espera, foi o momento mais emocionante do Carnaval em 2017.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: AladimBeija-Flordestaque3-carnaval-rjGrande RioImpério SerranoIvete SangaloMangueiraMarianaMocidade IndependentePaulo BarrosPortelaUnidos de Padre Miguel

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

6 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

6 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

14 horas ago