Renatinho é reeleito presidente da São Clemente e revela sucessor

Renato Almeida Gomes, o Renatinho, segue no comando da São Clemente. Foto: Rafael Arantes

Por Luiz Felippe Reis

Escola mais familiar do Brasil, a São Clemente se prepara para renovar o mandato do presidente Renatinho, filho do fundador Ivo da Rocha Gomes, por mais alguns anos. É que neste sábado (27) o dirigente será reeleito por aclamação. A confirmação da manutenção do trabalho da família Gomes se dá porque apenas uma chapa se inscreveu.

Renato Almeida Gomes tem motivos pra se orgulhar, afinal de contas a São Clemente ostenta 11 temporadas seguidas no Grupo Especial, um feito inédito em quase seis décadas de história.

“São 11 anos no Especial direto, isso incentiva, e vamos dar continuidade. A gente não pode sair da estrada nunca. Queremos a São Clemente forte, cada vez mais forte. E temos o nosso objetivo de estar entre as seis”, comentou Renatinho, que já planeja o próximo triênio à frente da agremiação.

http://www.galeriadosamba.com.br/V41/GI.asp?tipo=1&galeria=1478&titulo=desfile-2010-da-sao-clemente
Desfile de 2010 da São Clemente. Foto: Ricardo Almeida

Diante das incertezas geradas pela pandemia, que já matou quase 60 mil brasileiros, o comandante da escola faz questão de ressaltar que o foco principal é proteger as vidas.

“Sei que tá todo mundo sentindo saudade. Mas é importante cuidar das pessoas. Vou esperar o momento certo pra começar. O que dá pra fazer é esperar. Neste momento, não dá pra ter ensaio, não tem verba. Vamos fazer o quê? É esperar. Não sou mágico, não sou santo, não sou feiticeiro. Tenho que cuidar do componente. O meu maior patrimônio é o componente. Mas quando tudo passar, vamos fazer muita coisa. O Carnaval vai ser mais apertadinho, todo mundo vai ficar mais perto”, analisou.

Antes de chegar ao poder maior da São Clemente, Renatinho começou a desfilar nos anos 70, na ala mirim. Tempos depois se transformou em mestre de bateria, função que ocupou por 14 temporadas. Em 18 anos no comando da escola, Renatinho é o recordista de títulos da agremiação. Dos cinco campeonatos conquistados na história, três foram com o atual presidente. O primeiro aconteceu logo no ano de estreia do dirigente, no Grupo de Acesso de 2003. A escola e Renato voltaram a vencer o Grupo de Acesso A em 2007 e 2010. De 2011 em diante, a agremiação não mais saiu da elite da festa.

Renatinho já escolheu sucessor

Renato e Thiago Almeida. Foto: Rafael Arantes/Divulgação

Na São Clemente, nada é mais importante que o amor cultivado pela escola por gerações na família. O patriarca, Ivo da Rocha Gomes, fez questão de passar adiante essa paixão aos filhos. Há 18 anos como presidente, Renatinho sucedeu o irmão Ricardo, que ficou 15 na presidência. Outro irmão, Roberto é vice-presidente. Regina Célia, também filha do fundador, faz parte da gestão. Os netos e netas de seu Ivo seguem a tradição e ocupam espaço na escola de samba.

Para Renato, a sucessão baseada no DNA vai continuar e ele já escolheu um sucessor: Thiago Almeida Gomes, atual diretor de Carnaval e que vai adicionar o cargo de vice-presidente financeiro neste triênio.

“Thiago vai começar a ter mais autoridade na escola. É o meu desejo. Ele vai aprender mais e vai ser um grande presidente. Porque pra ser presidente da São Clemente tem que ter a essência da família. É uma escola de família. Pra ser presidente não precisa ser formado, tem que ser formado em amor. Amar escola grande é fácil, tem que amar a São Clemente”, decretou o dirigente sobre Thiago, que é sobrinho de Renatinho e filho de Regina Almeida Gomes.

Desfile São Clemente 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Comentários

 




    gl