Renascer 2020: Escola faz desfile fraco e pode entrar na briga pela parte de baixo da tabela

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Rezando pra ficar

Com desfile pouco empolgante, Renascer de Jacarepaguá encerrou no limite de tempo permitido pela Liga. Apesar da falta de animação, a escola ganhou pontos com as fantasias das baianas e com o refrão do samba que contagiou o público. O enredo “Eu que te Benzo, Deus que te Cura” funcionou de forma confusa e pouco satisfatória. Com problemas em alguns quesitos, a escola precisará da reza das benzedeiras na apuração da próxima quarta-feira.

Fala, Luiz!

Luiz Fernando Reis. Foto: Reprodução/Youtube SRzd
Luiz Fernando Reis é comentarista do SRzd

“Bom, a Renascer foi uma surpresa só que negativa, eu esperava muito mais da Renascer. Ela vem decrescendo a cada ano, a cada ano que passa, a Renascer deteriora um pouco mais o desfile. Eu acho que esse ano a Renascer está verdadeiramente brigando por esse decesso, infelizmente. Acho que não funcionou o enredo, fantasias inacabadas. A Renascer pra mim é uma das escolas mais fracas de hoje. Sinceramente, ela está muito perto de desfilar na Intendente Magalhães.”

 

 

 

 

 

 

 

Comissão de frente

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Com figurinos em tons terrosos, a comissão da Renascer representou os Peregrinos da Fé, a comissão de frente apresentou uma coreografia um tanto quanto confusa e difícil compreensão. Sem o auxílio de tripé, os bailarinos usaram e abusaram da teatralidade e apresentaram problemas sociais da atualidade como: violência, fome, preconceito e intolerância.

Apesar das dificuldades, Márcio Moura, comentarista do SRzd, elogiou a competência e teatralidade da comissão de Carlos Fontinele:

“O teatro cada vez mais vivo nas apresentações das Comissões de Frente. Carlos Fontinele não foge à esse padrão! Coreógrafo renomado no universo da dança carioca trouxe uma coreografia repleta de representatividade. Essa simbologia sublinhava uma movimentação por vezes abstrata mas cheia de questionamentos políticos. Vitalidade e sincronia foram a marca da apresentação.”

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

O lindo bailado bem coreografado de Jorge Vinicius e Jackellyne Pessanha foi um dos pontos positivos da escola. Com passos seguros e sincronia afiada, o casal que representava São Bento e a Medalha da Proteção evoluiu satisfatoriamente na Avenida.

Em seu comentário ao SRzd, Eliane Souza elogiou a potência do bailado do casal, que dançou durante todo o desfile:

“Com giros bem realizados, movimentos harmoniosos de braço e mão, inclusive a postura pomposa de assentar a mão na cintura, a porta-bandeira apresentou sua coreografia sempre em sincronismo com a execução dos movimentos obrigatórios do mestre-sala. Ele demostrou segurança na realização dos movimentos coordenados, assim como uma perfeita sintonia com sua dama, e o destaque para minha observação, foi o fato de seu traje constar de uma máscara, que lhe cobria a cabeça e rosto.

Vinicius e Jack Pessanha demonstraram a potência de seu bailado, dançando durante todo o desfile.”

Alegorias e adereços

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Os carnavalescos Ney Júnior e Cristiano Plácido investiram em bons acabamentos em suas alegorias e conseguiram passar quase que completamente a mensagem proposta. As alas bem divididas que causaram um impacto positivo durante a passagem da agremiação na Avenida.

Mesmo tendo um desfile plasticamente bonito, o abre alas deixou um pouco a desejar.

O comentarista do SRzd, Wallace Safra fez boas críticas à dupla de carnavalescos:

“O conjunto de alegorias apresentou um desenvolvimento homogêneo e regular, sem apresentar durante o desfile resultados diferentes, comprometendo um pouco da plástica , mas os carnavalescos se preocuparam com o bom resultado de finalização das alegorias, o que agrega valor ao conjunto.
Destaque para o trabalho homogêneo apresentado pelo carnavalescos que se destaca em meio a um trabalho bonito.”

Fantasias

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Fantasias com pouco volume e diferenças nos acabamentos entre uma ala e outra, a Renascer veio simples ao que dizia respeito a esse quesito. O destaque ficou por conta das baianas, com as tradicionais vestimentas brancas, com rendas e bastante volume, as senhoras passaram para benzer as Sapucaí. Em suas mãos haviam galhos de ervas que perfumaram o ambiente e abençoaram a todos os presentes com muito amor e cuidado.

Sobre as fantasias apresentadas, Wallace disse que foram de bom gosto e trouxeram harmonia ao resultado final:

“Com um conjunto de fantasias regulares, a agremiação usou do recurso das penas artificiais para agregar volume aos figurinos. O trabalho plástico é regular, mas de bom gosto, trazendo uma harmonia singular ao resultado final. Os acabamentos ficam comprometidos em algumas alas, contudo em outras trabalhos são bem executados, causando uma divisão na finalização das fantasias.”

Enredo

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Com o enredo “Eu que te Benzo, Deus que te Cura”, os carnavalescos Ney Júnior e Cristiano Plácido contaram a história das benzedeiras. A escola, que sempre aposta em enredos culturais, levou para a Avenida toda a fé e sabedoria daquelas que utilizam suas mãos para abençoar, cuidar e proteger pessoas.

O recado foi bem passado através das alegorias, mas não foi completamente satisfatório e feliz para quem assistia ao desfile na Sapucaí.

Samba-enredo

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Embora tenha sido bem executado por Leonardo Bessa, o samba-enredo de autoria de Claudio Russo, Diego Nicolau e Moacyr Luz não pegou tão forte na Avenida, mas seu refrão contagiou e funcionou como chiclete na cabeça do público. Com certeza, não está entre os melhores da noite.

Bateria

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Vencedora do Prêmio SRzd em 2019, a bateria de Mestre Júnior não decepcionou, manteve o equilíbrio e a força de sempre. Em seu comentário ao SRzd, Claudio Francioni foi só elogios ao desempenho da mesma.

“Mais um belíssimo desfile da bateria vencedora do Prêmio Srzd em 2019. Em seu segundo ano como Mestre, Júnior Sampaio apresentou uma bateria com equilíbrio de timbres, bossas de muito bom gosto com execuções precisas e um andamento fantástico.”

Harmonia

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A harmonia da Renascer foi de altos e baixos no desfile. Em relação ao carro de som e bateria, o saldo é super positivo. Bela estreia do intérprete Leonardo Bessa, que deu peso e sustentação necessária ao bom samba da escola. Bateria também teve ótimo desempenho e casou com o carro de som. Os componentes, porém, deixaram a desejar. Faltou volume de canto e maior empolgação em algumas alas.

Evolução

Desfile Renascer 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A escola não teve graves problemas no quesito e não deve ter muito o que se preocupar na apuração. O desfile foi encerrado dentro do tempo e não apresentou oscilações de andamento, nem clarões na Avenida. As alas permaneceram coesas e não embolaram durante a evolução. Os componentes, contudo, poderiam ter aproveitado o bom samba-enredo para mostrar mais em empolgação e garra.

Ficha técnica

Resultado de imagem para bandeira renascer de jacarepagu´´a

Enredo: Eu que te Benzo, Deus que te Cura
Presidente: Antônio Carlos Salomão
Carnavalesco: Ney Júnior e Cristiano Plácido
Intérprete: Leonardo Bessa
Mestre de Bateria: Júnior Sampaio
Rainha de Bateria: Dandara Oliveira
Comissão de Frente: Carlos Fontinelle
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Jorge Vinícius e Jackellyne Pessanha

Nota da galera

Qual nota você dá para o desfile da Renascer de 2020?

10
9
8
7
6
5
Created with Poll Maker

A cobertura dos desfiles do Carnaval RJ do SRzd tem o apoio de: 




Comentários

 




    gl