Recordar é viver! Tuiuti fez desfile histórico e alcançou sua melhor colocação em 2018

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Juliana Dias/SRzd

Comissão de frente do Paraíso do Tuiuti em 2018. Foto: Juliana Dias/SRzd

Sem desfiles oficiais no Carnaval 2021, o SRzd selecionou algumas das melhores apresentações dos últimos anos para recordar. Neste domingo (14), dia em que desfilariam as escolas do Grupo Especial, relembramos o desfile da Paraíso do Tuiuti 2018, que rendeu o vice-campeonato à agremiação.

Recordar é viver
Tuiuti 2018

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Juliana Dias/SRzd

Nem mesmo o mais dos otimistas apostava que a Paraíso do Tuiuti disputaria o título do Carnaval 2018. A escola tinha retornado ao Especial apenas em 2017, e só não foi rebaixada por conta da virada de mesa. Surpreendendo público, crítica e jurados, a agremiação teve uma passagem histórica pela Marquês de Sapucaí no primeiro dia do Grupo Especial. Resultado: um vice-campeonato com gostinho de campeã.

A disputa foi ponto a ponto com a Beija-Flor e o Salgueiro na apuração. Para muitos, a escola é a campeã do povo de 2018. Mesmo sem o título, a colocação foi a melhor da história da Tuiuti e o desfile entrou para o hall das antologias do Carnaval carioca.

+ Relembre o desfile na íntegra

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Leandro Milton/SRzd

Muitos foram os destaques da Tuiuti naquele ano, mas, o principal deles, sem dúvidas, foi a comissão de frente comandada por Patrick Carvalho. Encenando momentos da escravidão, onde negros acorrentados sofriam maus tratos de um negro semelhante, intitulado Capitão do Mato, o coreógrafo optou por um trabalho voltado para um lado realístico. Na Avenida, o que se via eram realmente escravos sofrendo maus-tratos, acorrentados e com mordaças. A passagem emocionou a Sapucaí e a escola levou o Prêmio SRzd Carnaval 2019 no quesito.

O samba e o enredo também se destacaram, assim como a parte visual de ótima leitura e criatividade do carnavalesco Jack Vasconcelos. No encerramento do desfile, uma imagem que também entrou para a história: um destaque representava o presidente Michel Temer estilizado de vampiro do neoliberalismo, hoje conhecido como o ‘vampirão da Tuiuti’.

+ Confira a galeria de fotos

Desfile Paraíso do Tuiuti 2018. Foto: Leandro Milton/SRzd

Comentários

 




    gl