Rádio SRzd estreia no fim de semana novo programa de samba e Carnaval

Marco Antonio Monteiro . Foto: Paulo Fernandes/Vasco

Marco Antonio Monteiro . Foto: Paulo Fernandes/Vasco

O jornalista Marco Antonio Monteiro, coordenador da Rádio SRzd, fala pela primeira vez sobre os projetos do portal para turbinar o segmento. A rádio Web do site que existe há 4 anos, agora repaginada, foi relançada no dia 28 de fevereiro com a transmissão do jogo Flamengo X River, pela Libertadores. A partida contou com narração de Evaldo José, comentários de Antonio Carlos Duarte, reportagens de Felipe Santos, todos egressos da CBN, assim como o próprio Marco Antonio, que teve passagem pelo Sistema Globo de Rádio.

O atual desafio do jornalista é implementar o conceito: Carnaval e futebol. Marco Antônio, ex-rádios JB, Panorama, CBN, Globo e EBC e com larga experiência em marketing esportivo, pensa grande. Nesta entrevista, ele dá dimensão de tudo que ainda precisará ser feito para implementar mais esta novidade. Segundo ele, a “aceitação” da Rádio SRzd é “muito grande”:

Marco Antonio, a nova Rádio SRzd completa 10 dias. Qual a sua avaliação até agora?

A avaliação é muito positiva porque há neste momento uma procura por alternativas em relação à mídia tradicional. O início do trabalho da equipe de esportes, com profissionais reconhecidos pelos ouvintes, mostra um amplo espaço a ser explorado.

Qual a meta de audiência que vocês projetam para os próximos meses?

A Jornada Esportiva SRzd confirmou que a web já é capaz de ter números semelhantes a muitas emissoras de rádio abertas do Brasil. Precisamos incorporar novas iniciativas na rádio, mas temos a meta de 100 mil ouvintes mensais entre 90 e 120 dias. O futebol mostrou a viabilidade desses números.

 Dentro do planejamento de ocupar a programação da rádio aos poucos e alavancar audiência, teremos a estreia neste sábado do Samba do Meio-Dia.

Você é muito experiente, qual a diferença deste projeto atual e o da CBN que você e o Sidney Rezende criaram em 1991?

Os dois projetos nascem em momentos em que o público pede novas ações. Lembro que em 1989 na Rádio JB o Sidney Rezende já defendia que a emissora mudasse o perfil de música e informação para uma programação ainda mais jornalística, como chamavam uma all news. Infelizmente o grupo JB não entendeu. Mas agora a diferença é que as plataformas atuais possibilitam sair das amarras dos grandes grupos, que tem evidentemente capacidade de investimento, mas não podem atender as demandas da sociedade civil pelos compromissos ideológicos e de negócios que possuem.

Neste fim de semana a rádio SRzd estreará mais um programa. Do que trata? E quem está envolvido no projeto?

Dentro do planejamento de ocupar a programação da rádio aos poucos e alavancar audiência, teremos a estreia neste sábado do Samba do Meio-Dia. O programa irá ao ar aos sábados e domingos. É um espaço para quem gosta de música brasileira, sambas históricos e da atualidade, mas com informação do que acontece nas escolas de samba do Rio e de São Paulo. Aproveitamos que o site SRzd acompanha as notícias do Carnaval todos os dias do ano e convidamos o comunicador Robson Aldir para ser o apresentador. Robson é jornalista, profundo conhecedor do mundo do samba, comunicador em alto astral, o que combina com o horário de almoço do fim de semana. O programa terá uma hora de duração, com informação, programação musical e convidados. Neste fim de semana o convidado será o cantor e compositor Paulinho Mocidade. Vale lembrar que o samba já antecede a jornada esportiva com o programa Zap Samba Bola, também apresentado pelo Robson Aldir. O bom resultado de audiência nos animou a lançar o Samba do Meio-Dia aos sábados e domingos.

Marco Antonio Monteiro . Foto: Arquivo Pessoal
Marco Antonio Monteiro . Foto: Arquivo Pessoal

 O mercado jornalístico e publicitário tem dado bastante atenção ao SRzd. Vocês pretendem contratar mais profissionais? E que mensagem você tem para os anunciantes?

O mercado publicitário tende ao mesmo tempo a ser conservador, mas procurar e torcer por novidades. Conservador porque fica mais fácil convencer o cliente de investir em mídias tradicionais, mas ao mesmo tempo busca alternativas para não depender exclusivamente das empresas monopolistas de comunicação em cada praça. A internet é uma realidade e a rádio web quanto mais programação agregar mais ouvintes terá. O mercado publicitário vai começar a distinguir os projetos amadores dos projetos profissionais na internet. E o espaço profissional está crescendo e aberto para quem souber aproveitar. Vale lembrar que a rádio é uma das plataformas de atuação do portal SRzd. O site já conquistou a liderança em vários segmentos. O Sidney Rezende e sua equipe criaram há 12 anos um modelo inovador que possibilitou se saber o que acontece nas escolas de samba e nos bastidores do Carnaval todos os dias do ano.

A internet é uma realidade e a rádio web quanto mais programação agregar mais ouvintes terá.

No Prêmio SRzd Carnaval, em São Paulo, o Sidney Rezende disse que faz parte do projeto Rádio ampliar breve para São Paulo. O que vocês estão pensando? O que você pode nos adiantar?

São Paulo já tem um espaço importante no site SRzd e não poderia ser diferente. A cobertura de samba/carnaval e a repercussão do site em São Paulo é uma realidade há alguns anos. Por isso está no radar chegarmos assim que possível mais diretamente ao ouvinte e ao mercado de São Paulo. Vale lembrar que foi a equipe do site na capital paulista quem colocou a Rádio SRzd no ar, sob a inspiração e o esforço do Raul Machado. É natural que iniciativas maiores para a rádio venham acontecer em São Paulo. Os estudos já estão sendo feitos, conversas iniciadas, mas queremos chegar com um planejamento que marque bem esse aprofundamento de São Paulo na rádio. A orientação que recebi é que tudo aqui(no SRzd) tem que vir com planejamento rigoroso, orçamento justo e muito estudo.

Comentários

 




    gl