Quem é Jorge Perlingeiro, o novo presidente Liesa

Jorge Perlingeiro. Foto: Divulgação

Brasileiro, 76 anos, natural do Rio de Janeiro, Jorge Perlingeiro é o novo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Ele substitui Jorge Castanheira no comando da entidade e presidirá a liga pelo próximo triênio 2021-2024. Presente na Liesa desde a fundação, Perlingeiro estreará no mais alto posto da organização.

+ ‘O Carnaval 2022 será o maior espetáculo da Terra’, diz Perlingeiro

+ Confira a formação da nova diretoria da Liesa

O novo mandatário começou na entidade, em 1984, como assessor do primeiro presidente, Castor de Andrade, na época também patrono da Mocidade Independente. Ao longo dos anos, Perlingeiro se tornou sócio benemérito, locutor oficial da apuração e coordenador geral dos desfiles no Sambódromo, o que envolve colocar todas as escolas para dentro da Avenida, incluindo abrir e fechar portões, tocar a sirene, controlar o cronômetro e preparar a entrada da próxima agremiação.

Além da experiência de 46 carnavais nas costas, Perlingeiro acumula décadas como apresentador de rádio e TV, onde foi apresentador dos desfiles do Grupo de Acesso e popularizou o bordão “Só se for agora”. Sua entrada no mundo do samba se deu como repórter responsável pela cobertura carnavalesca na extinta TV Tupi. Em 1980, o novo comandante da Liesa liderou uma vigília dos funcionários da emissora na tentativa de salvar o canal e o emprego dos funcionários.

A voz da apuração

Jorge Perlingeiro. Foto: Reprodução

Há quase 30 anos – ele completaria a marca em 2021 – Jorge Perlingeiro é diretor e locutor oficial da apuração do Grupo Especial carioca. Com uma voz inconfundível e um jeito único de realizar a contagem de notas, o dirigente popularizou expressões como o tradicional “Dez, nota dez”, criada por Carlos Imperial, e o “Eis as notas”.

+ Presidente da Liesa, Perlingeiro não quer abandonar apuração

Em 2015, o então prefeito Eduardo Paes assinou um decreto que considerou a expressão “Dez, nota dez”, “na voz e no modo de falar de Jorge Perlingeiro”, “potencialmente um dos principais e mais tradicionais ‘Monumentos Linguísticos’ do Carnaval Carioca”, e incluiu a expressão no chamado “Cadastro do Modo de Falar Carioca”.

Durante programação especial de Carnaval do SRzd em 2021, o locutor foi um os convidados da live ’12 Horas de Carnaval: As vozes da folia’. Durante o bate-papo, Perlingeiro afirmou ser uma responsabilidade enorme exercer o posto e revelou detalhes de sua preparação.

“Eu não sou leitor de notas, eu interpreto as notas. Aquilo é um espetáculo. Pega um locutor, alguém de rádio, não vai causar o frisson. A apuração vem numa crescente. Eu tenho na mesa as parciais. Sei quem está em primeiro, segundo, quem pode chegar, quem tá no finalzinho. À medida que eu vou vendo cada nota, eu tenho que ter uma particularidade na narração. Um 9,9/9,8/9,7 pode acabar com o Carnaval de uma escola. A hora que eu dou a tradicional paradinha: ‘Eis as notas… nove ponto – aí eu conto um, dois, três – e solto o número’. Muita gente diz que morre do coração.”

Comentários

 




    gl