Categories: CarnavalCarnaval/RJGeral

‘Que comecem os jogos’! Seis escolas fazem seus desfiles nesta noite pelo Grupo Especial

Vai começar a grande disputa do Carnaval 2017. São 14 agremiações. Um objetivo: o título. Para isso, as escolas que desfilam neste domingo (26) terão que quebrar um tabu que já dura seis anos. A última vez que a campeã saiu no primeiro dia de desfiles da elite do Carnaval foi em 2010 com a Unidos da Tijuca, com o enredo sobre o segredo. Já nos desfiles das campeãs outro número aponta o desequilíbrio entre os dias. Nos últimos quatro anos somente duas agremiações que desfilaram no domingo conseguiram ficar entre as seis primeiras colocadas. O SRzd produziu um levantamento sobre o desequilíbrio do julgamento no quesito mestre-sala e porta-bandeira e mostrou dados que apontam que desfilar na segunda-feira é melhor. Confira!

Após 16 anos no grupo de acesso, a Paraíso do Tuiuti retorna ao grupo especial na luta pela permanência na elite do Carnaval carioca. Para isso a escola contratou profissionais experientes e consagrados, como o casal de mestre-sala e porta-bandeira Marquinhos e Giovanna e o intérprete Wantuir. O enredo cultural é outra aposta da escola de São Cristóvão: “Carnavaleidoscópio Tropifágico” tem o desenvolvimento do carnavalesco Jack Vasconcelos.

Tuiuti

Segunda escola a desfilar, a Grande Rio vem embalada pela popularidade de seu enredo “Ivete do Rio ao Rio”, uma homenagem à cantora Ivete Sangalo. A tricolor de Caxias, que nunca foi campeã do Grupo Especial e não voltou nas Campeãs em 2016, promete sacudir a Sapucaí.

Grande RIo

Já a Imperatriz Leopoldinense, oito vezes campeã, porém há 15 anos na fila de espera do título, pretende passar uma mensagem de preservação. A escola atraiu holofotes da imprensa após uma enorme polêmica entre o carnavalesco Cahê Rodrigues e empresários do setor do agronegócio envolvendo o enredo “Xingu – O Clamor que vem da floresta”. O fato ocorreu após a escola de Ramos denominar uma de suas fantasias de “Fazendeiros e seus agrotóxicos”. O intuito da escola era alertar para o uso indevido do produto que afeta a fauna e flora da reserva do Parque do Xingu, no Mato Grosso. Chegou a vez da Imperatriz? Será que a verde e branco vai surpreender na Marquês de Sapucaí? O fato é que seu desfile é muito aguardado por todos.

Imperatriz

Quarta escola a passar pela Marquês de Sapucaí no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial em 2017, a Unidos de Vila Isabel levará para o Sambódromo o enredo “O Som da Cor”, que aborda a interferência e importância dos ritmos africanos no Brasil. A azul e branco do bairro de Noel fará um desfile para lavar a alma. É que antes da virada para o ano de 2017, a direção da escola anunciou que poderia ficar de fora da folia, já que os valores das dívidas eram altos e não cabiam no orçamento da agremiação. Sob o comando do presidente Levi Júnior e com a questão financeira resolvida, o “povo do samba” vai “kizombar” a Sapucaí.

Vila Isabel

Uma das agremiações mais equilibradas e constantes do Carnaval e sempre disposta a brigar pelo título, o Salgueiro levará para o Sambódromo o enredo “A divina comédia do Carnaval”, dos carnavalescos Renato e Márcia Lage. Segundo o colunista Léo Dias, este seria o último desfile assinado pelo casal na vermelho e branco já que Renato estaria negociando sua ida para a Unidos da Tijuca. Dirigentes do Salgueiro e da Unidos da Tijuca não confirmaram e nem negaram as informações. Renato, inclusive, passou diversas noites na Cidade do Samba papeando com profissionais da escola do Borel. Seria o fim do ciclo com direito a campeonato?

Salgueiro

“Uma história de amor, meu amor é o Carnaval da Beija-Flor”. Com um enredo típico e com um samba de características próprias, a Beija-Flor de Nilópolis entrará na Marquês de Sapucaí na luta pelo campeonato. Laíla (diretor de Carnaval), Neguinho (intérprete), Selminha (porta-bandeira), Claudinho (mestre-sala), Fan Sérgio (carnavalesco), Rodney (mestre de bateria), Marcelo Misailidis (coreógrafo) formam o time nilopolitano. O nome do enredo é “A virgem dos lábios de mel – Iracema”, inspirado na obra “Iracema”, do escritor José de Alencar.

Beija-Flor
Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

5 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

6 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

6 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

8 horas ago