Quase centenária, Portela define este mês sua nova diretoria

Portela. Foto: Juliana Dias/ SRzd

Portela. Foto: Juliana Dias/ SRzd

No próximo dia 29 de maio, um domingo, a Portela abre as portas de sua sede social para realizar a Assembleia Geral Ordinária Eleitoral. Na ocasião, serão escolhidos os conselhos e a equipe administrativa que vai comandar a entidade no triênio 2022-2025. Em abril de 2023, a azul e branca completa 100 anos de fundação.

Podem votar sócios proprietários, beneméritos e contribuintes que tenham pelo menos um ano de atividade social. No caso dos sócios contribuintes, é necessário estar com as mensalidades, até março de 2022, em dia.

Em função da pandemia de Covid-19, os sócios que atenderam à proposta de regularização do Conselho Deliberativo, aprovada em abril de 2021, estando em dia em maio de 2021, podem regularizar a situação até o dia 18 de maio, procurando a secretaria da escola, das 9h às 18h, pelo telefone (21) 3217-1604 ou ainda enviando e-mail para [email protected]. As informações sobre o pleito são da diretoria portelense.

No último domingo (15), a chapa de situação, chamada Portela Verdade 2022, esteve num evento no galpão de alegorias das escolas da Intendente Magalhães. O candidato a presidente deste grupo, Fábio Pavão, e o vice, Júnior Escafura, apresentaram suas proposta para o próximo triênio.

“Eu (Fábio Pavão) e o Júnior já ocupamos o cargo de diretor de Carnaval da Portela. Nós sabemos o que é colocar um Carnaval na Avenida. Vamos fazer carnavais competitivos, que disputem o título. Este ano, nós conseguimos o apoio de várias empresas para a realização do nosso Carnaval. Para o ano que vem, sem a pandemia é impulsionado pelo centenário, pretendemos conseguir mais parceiros”, disse Fábio ao site do jornal O Dia.

Oposição

Richard Rodrigues, com mais de 30 anos de Portela, é o candidato de oposição. Ele lançou, em 4 de maio, o manifesto Respeita Portela, assinado por 100 portelenses, onde faz críticas a atual gestão.

Richard, que é ex-subsecretário de cultura do estado do Rio de Janeiro defende a criação de um Portal da Transparência “para que o associado tenha acesso às contas da instituição, e os patrocinadores e futuros
colaboradores sintam credibilidade, para se aproximarem da escola”.

“Eu acredito que posso contribuir para a melhoria da instituição. Escola de samba não se resume a um desfile, mas a um conjunto de ações associadas às comunidades de seu entorno e à velha guarda, que são o nosso alicerce. Temos que dar vez e voz a essas pessoas. Eu não tenho interesse em fazer uma gestão centralizadora. Ou a gente avança neste terreno ou, no caso da Portela, ficaremos estagnados, sem disputar títulos. Não é normal uma escola ficar 52 anos sem vencer sozinha. Desde 1970, com Lendas e mistérios da Amazônia que a nossa amada azul e branco não ganha de verdade. Os títulos de 1980, 1984 e 2017 foram divididos com outra agremiação. Vamos democratizar a Portela, para voltarmos a ser campeões”, afirmou Richard ao SRzd.

No próximo ano a Portela canta na Marquês de Sapucaí enredo em homenagem ao seu centenário. Em 2022, a azul e branca levou para a Avenida o enredo Igi Osé Baobá e conquistou a quinta posição.

+ Veja como foi o desfile da Portela em 2022

+ Galeria de fotos: Portela 2022

Leia também:

+ Grupo Especial 2022: Veja o resultado final

+ Saiba tudo sobre troca-troca e renovações para o Carnaval 2023

Comentários

 




    gl