Porto da Pedra fará palestra sobre harmonia com Machine, o ‘síndico’ da Sapucaí

Machine. Foto: Juliana Dias/SRzd

Nesta segunda-feira (22) a quadra da Unidos do Porto da Pedra deixará a prática um pouco de lado para falar de teoria. José Carlos Machine, conhecido popularmente como o “síndico da Sapucaí”, conduzirá uma palestra sobre harmonia.

O evento está previsto para começar a partir das 20 horas. Em seguida, haverá um coquetel para todos os presentes. A entrada é gratuita. A quadra do Porto da Pedra é localizada na Rua João Silva, 84, no bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo.

Síndico da Sapucaí

José Carlos Faria Caetano iniciou sua trajetória no samba aos 8 anos, na ala de passistas mirins da Beija-Flor. Apesar de ter iniciado sua carreira no samba há bastante tempo, o apelido de “Machine” só veio anos depois. Em uma apresentação na França, um espectador gritava que o passista era “uma maquina de sambar”. Encantado com o elogio, ele decidiu adotar “Machine” como apelido.

A maquina de sambar também demonstrou um cuidado muito grande pelo seu grande palco: a Avenida. Há mais de três décadas, José Carlos assumiu a responsabilidade de resolver os problemas da Marquês de Sapucaí. Por causa de sua função, foi-lhe atribuído o título de “síndico” do local.

Nos meses que antecedem e precedem os desfiles das escolas de samba, Machine reside em uma estrutura montada na passarela do samba.

Comentários

 




    gl