Porto da Pedra 2020: Escola faz bom desfile, mas peca em evolução

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A vermelho e branco fez um desfile leve, mas ainda sim, correto. Diferentemente do perfil conhecido pelos sambistas, o Tigre de São Gonçalo cresceu na Avenida, dando esperanças de melhores colocações para escola, porém cometendo alguns erros. Destaque ficou para desempenho da comunidade nos refrões do samba e a fantasia correta.

 

Fala, Rachel!

Rachel Valença. Foto: Nicholas Barbosa
Rachel Valença é comentarista do SRzd

“Bonito desfile fez o Porto da Pedra. Samba, bateria, animação, componentes brincando com alegria. A leveza do enredo contribuiu para isso. Tudo alegre e divertido como o bem-humorado Mestre Pablo, que com suas caracterizações a cada ano dá o tom da brincadeira, indispensável no Carnaval.”

Fala, Luiz!

Luiz Fernando Reis. Foto: Reprodução/Youtube SRzd
Luiz Fernando Reis é comentarista do SRzd

 

“A Porto da Pedra teve uns problemas iniciais, mas conseguiu passar bem e teve um enredo de forma clara, que eram as baianas. Foi, até aqui, a melhor escola da noite. Agora, muito aquém do Porto da Pedra que nós aprendemos a gostar, inclusive no Grupo  Especial.”

 

 

 

 

 

Comissão de frente

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A comissão de frente assinada pelos coreógrafos Carlinhos de Jesus e Karen Ramos arrancou aplausos por onde passou.  Composta por mulheres negras de formas variadas, a apresentação do quesito apostou na africanidade. A comissão trouxe também, quatro bailarinos cobertos por um véu preto, que causava um misto de estranheza e curiosidade ao público.

Segundo  o comentarista do SRzd Marcio Moura, a comissão de frente desfilou com teatralidade:” Carlinhos de Jesus e Karen Ramos trouxeram uma coreografia com bastante teatralidade. Exu abrindo os caminhos e a pivô rodeada de ” energias malignas” foram o contraponto de uma movimentação de conceito circular. As bailarinas deram um show de interpretação aliados a uma ótima execução de movimentos. Na cabide o que chamou a atenção foi a elevação da personagem central parecendo querer representar a real libertação.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

O primeiro casal da Porto da Pedra realizou uma apresentação marcada pela forte expressão facial. Com um enredo que falava sobre o espírito do Carnaval, a dupla mostrou entrosamento e força. Infelizmente, a passagem do casal pelo primeiro módulo foi marcada por um único erro: o pavilhão enrolou. Porém, não apagou o brilho da apresentação.

    De acordo com a comentarista do SRzd Eliane Souza, Cintya, a porta-bandeira, foi intensa:

“Sempre intensa, colocou toda sua potência na execução do bailado. Vibrante, superou o entrevero de ter sua bandeira enrolada e seguiu com sua dança, sempre reverenciada por Rodrigo França que apresentou seu estilo personalíssimo! O destaque para o segundo casal, Jony e Pietra, que com alegria se apresentaram, cumprimentando o público. Ela faz a festa na avenida!

Alegorias e adereços

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A escola apresentou conjunto alegórico regular, fez o dever de casa e passou visualmente tranquila. Não foi um desfile marcado por carros exuberantes, mas foi correta. Carros sem grandes erros de acabamento e contando bem a história.

Para o comentarista do SRzd Wallace Safra, a escola passou regular:

“A agremiação apresentou na Avenida o enredo ‘O que a baiana tem? Do Bonfim a Sapucaí’, que demonstrou através de seu desfile o amor das mães do samba e o verdadeiro espírito do Carnaval, recheado de amor, alegria e dignidade.
As alegorias, contudo, foram regulares, mas com bons acabamentos, dando atenção a detalhes de finalização e explorando bem as laterais, apresentando também destaques luxuosos.
Destaque para o figurino da Comissão de frente e da Rainha de Bateria Kamila Reis que, mais uma vez, estava lindíssima.”

Fantasias

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

As fantasias da Porto da Pedra não desapontaram, bem trajadas, a escola apresentou um figurino adequado para o enredo.

De acordou com o comentarista do SRzd Wallace Safra, as fantasias foram coerentes:

“Com fantasias coerentes, de bom gosto e detalhadas, a carnavalesca Annik Salmon caprichou nos detalhes. Com bom trabalho em arte plumária das penas artificiais e uma plástica regular, Annik caprichou também nos adereços para explorar ainda mais as fantasias apresentadas.”

Enredo

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A escola de São Gonçalo invadiu as ruas do Centro do Rio para contar a história das mães do samba, as verdadeiras matriarcas. Com o enredo assinado pela recém-chegada Annik Salmon, a agremiação fez um desfile de fácil entendimento e identificação do público presente.

Samba-enredo

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Samba de Bira, Claudinho Guimarães, Márcio Rangel e cia., a obra em conjunto com a bateria se destacou e se fez presente na primeira noite de desfiles.  A vermelho e branco de São Gonçalo se destacou nos refrões e letra de fácil compreensão.

Bateria

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A Ritmo Feroz agradou aos ouvidos por onde passou. Houve alguns erros, mas nenhum desfile que atrapalhasse o desenvolvimento rítmico da escola.

Para o comentarista SRzd Claudio Francioni, a bateria da Porto da Pedra foi correta:

“A bateria de Mestre Pablo, que este ano incorporou um Preto Velho, fez um correto desfile. Seguindo suas características, trouxe um andamento para frente e bossas ousadas, porém respeitando o que pedia o samba-enredo. Apresentou uma caída de segunda bem encaixada, que se repetia em todas as passadas do samba. A lamentar apenas o chapéu da fantasia, grande e desconfortável para os ritmistas. Mesmo vazado, poderia ter complicado a comunicação visual entre diretores e ritmistas.”

Harmonia

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A agremiação fez um desfile correto, mas preocupou na rapidez do início. Ansiosa, a escola colocou o pé no acelerador, mas aos poucos se organizou e terminou com tranquilidade.

Evolução

Desfile Porto da Pedra 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A Porto da Pedra ‘Trouxe seu axé!’. A escola foi uma das que mais cantou na primeira noite de desfiles. Os componentes entoaram os refrões com vigor juntamente ao intérprete Pitty di Menezes, mas o canto enfraqueceu com o andamento do desfile.

Ficha técnica

Resultado de imagem para bandeira porto da pedra

Enredo: “O que a baiana tem? Do Bonfim à Sapucaí”
Presidente: Fábio Montibelo
Carnavalesco: Annik Salmon
Intérprete: Pitty di Menezes
Mestre de Bateria: Mestre Pablo
Rainha de Bateria: Kamila Reis
Comissão de Frente: Carlinhos de Jesus  e Karen Ramos
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rodrigo França e  Cinthya Santos

Nota da galera

Qual nota você dá para o desfile da Porto da Pedra em 2020?

10
9
8
7
6
5
Created with PollMaker

A cobertura dos desfiles do Carnaval RJ do SRzd tem o apoio de: 




Comentários

 




    gl