‘Salve a Majestade do Samba’: Portela se torna patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

Desfile Portela 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Desfile Portela 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Maior detentora de títulos do Carnaval do Rio de Janeiro, com 22 campeonatos, a escola de samba Portela recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado Rio de Janeiro.

O reconhecimento veio com a Lei número 9.505, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins, do Progressista, sancionada nesta segunda-feira (6) pelo governador Cláudio Castro.

De acordo com o deputado, a proposta da lei é a resguardar a história de uma das mais tradicionais escolas de samba em atividade no Rio.

A ideia é preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país.

Fundada em 1923 na região de Oswaldo Cruz e Madureira, Zona Norte da cidade, a azul e branca quase centenária se tornou uma grande referência para os moradores dos dois bairros e também para os amantes do samba.

Carnaval 2022

Em 2022, a Portela será a segunda escola a desfilar na segunda-feira, 28 de fevereiro, com o enredo “Igi Osè Baobá”, desenvolvido por Renato Lage e Márcia Lage, que retrata a simbologia e a história dos baobás, a Árvore da Vida.

+ Ouça o samba

Comentários

 




    gl