Portela define samba exaltação em celebração ao seu centenário; ouça

Desfile Portela 2022. Foto: Juliana Dias/SRzd

Desfile Portela 2022. Foto: Juliana Dias/SRzd

A diretoria da Portela definiu o samba exaltação do seu centenário. Orgulho secular, de Samir Trindade, foi a obra vencedora do concurso lançado no mês de junho.

O segundo lugar ficou com Alma portelense, de Celso Lopes e Charles André, em terceiro, Um sonho de menino, composto por Allan Corrêa, Claudinho Oliveira e Rodrigo Guerra.

Responsável pela criação do samba vencedor, Samir falou sobre a felicidade de fazer parte deste momento histórico da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira. “É uma emoção muito grande por fazer parte dessa história do centenário. Poder contar essa história pros meus netos, que a Portela fez cem anos e realizou um concurso para exaltar esse acontecimento e tive a felicidade de ser vencedor. É inexplicável a felicidade!”

Vencedores do concurso de samba exaltação da Portela. Foto: Foto: Divulgação/PH Registrou
Vencedores do concurso de samba exaltação da Portela. Foto: Foto: Divulgação/PH Registrou

O compositor contou que a canção já existia. Ele já havia criado há algum tempo, porém nunca havia gravado.

“Esse era um samba que tinha guardado em homenagem à Portela. Quando veio o lançamento deste concurso, modifiquei algumas coisas para adaptar à data do centenário e convidei o Gera para cantar por ter feito parte da minha memória afetiva e de muitos portelenses da minha geração. Demorei pouco tempo fazendo o samba, ele veio fluindo do coração. Um dia, quem sabe, a Portela não pode cantar como esquenta? A obra evoca a ancestralidade da nossa escola, fiz sonhando com isso um dia”, revela o poeta (ouça o samba):

É HORA
DE ERGUER NOSSA BANDEIRA E LUTAR
PORTELENSE VAMOS EXALTAR
EVOCAR A EMOÇÃO
O CÉU SE ABRIU DESCERAM ANJOS DA PORTELA
E COLORIU DE AZUL E BRANCO A PASSARELA
PAULO BENJAMIM DE OLIVEIRA
O REI DE OSWALDO CRUZ A MADUREIRA
NATAL COM SUA FIBRA ESTÁ PRESENTE
CONDUZINDO SUA GENTE
AO LONGE VEJO A LUZ DE UMA CANDEIA
DO ALTO UM SABIÁ QUE NOS CLAREIA
MONARCO É A FORÇA A NOS GUIAR MAJESTOSAMENTE

VOA A ÁGUIA, DESCE A LÁGRIMA
PORTELENSE É ASSIM
ORGULHO SECULAR

A tradicionalíssima Portela completará 100 anos de fundação em 11 de abril de 2023. Para celebrar a data, a escola levará para a Marquês de Sapucaí o enredo O azul que vem do infinito, desenvolvido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage.

+ Ouça os sambas concorrentes

Comentários

 




    gl