Por dentro do barracão: luxo, requinte e imponência marcam plástica da Vila Isabel

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

Não é novidade para os que acompanhavam Carnaval que a Vila Isabel tem um dos projetos mais audaciosos e adiantados para 2019, quando leva para Avenida o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos – A Vila canta a Cidade de Pedro”. Mas a ideia que temos na cabeça em relação à plástica da escola cai por terra ao entrar no galpão da azul e branco na Cidade do Samba. É ainda maior e melhor do que se imagina.

Por dentro do barracão, luxo e grandiosidade em carros e fantasias. Bastante dourado e muito brilho para contar a história de Petrópolis do jeito que a Vila e a cidade gostam: com requinte e sofisticação. Ao SRzd, o assistente do carnavalesco Edson Pereira, Flávio Magalhães, revelou um pouco dos segredos da plástica tão esperada da escola de Noel.

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

“É um barracão com cara de Vila. Do jeito que a escola gosta e se identifica. Ela está luxuosa, bem acabada, imponente. Tem um enredo com a cara da escola, que pede esse tipo de plástica”, resumiu Flávio, que aposta no primeiro carro da escola como um dos trunfos para a Sapucaí.

“É difícil escolher um só, mas nós vemos o abre-alas causando um impacto muito forte na abertura da escola, assim como outros carros conseguem seus respectivos efeitos em outros setores.”

O início do desfile da Vila Isabel promete ser um dos maiores do Carnaval 2019. A primeira alegoria é formada por três carros acoplados e chega a 60 metros de comprimento. Predominantemente dourada, ela impressiona pela riqueza de detalhes, luxo e acabamento. Tem tudo pra ser um dos grandes trabalhos artísticos do ano.

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

“A gente abre a escola com as cores da Vila: o azul, o branco e o dourado, tanto nas primeiras alas, como no abre-alas. Mas a partir do segundo setor, partimos para um colorido maior que o enredo pede”, contou o assistente.

O carro de números dois, que representa os índios coroados e as belezas naturais de Petrópolis, também chama atenção. Com um incrível trabalho de esculturas, a alegoria terá água em cascata e um contraste de cor entre cinza e verde. Os outros três carros também não ficam atrás e acompanham o nível de excelência da plástica da escola. “A maioria das alegorias tem movimento e a última tem uma pitada de emoção”, revelou Flávio Magalhães.

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

As fantasias, já apresentadas e divulgadas na festa de protótipos que a escola realizou em agosto de 2018, seguem o padrão de grandiosidade dos carros, mas o assistente do carnavalesco Edson Pereira garantiu que são leves. Vale lembrar que a Vila já encerrou a entrega dos figurinos à comunidade faltando duas semanas para o desfile.

“Algumas são realmente grandes, mas são leves. A maioria é feita de vime. Um material mais leve que vai permitir a evolução dos componentes. A gente sabe que o tamanho assusta, mas quem já pegou os figurinos viu que é tranquilo.”

Ajuda a quem cedo madruga

Em ano de dificuldade generalizada para as agremiações do Carnaval carioca, se deu bem quem iniciou o projeto antes. Foi o caso do Vila Isabel.

“A gente começou a trabalhar muito cedo. Logo assim que acabou o Carnaval, nós viemos pra cá ver o que poderia ser reaproveitado. E por ter iniciado lá atrás, conseguimos uma mão de obra e um material mais barato. Com isso, ganhamos tempo também. O Edson trabalha com vários planos na manga, se um não funcionar, ele tem outro, o que facilita bastante”, contou Flávio Magalhães.

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

Se engana quem pensa que tudo usado na Vila custou caro. A escola também optou por soluções alternativas, como garrafas pet para decorar o carro de número dois. Tudo sem perder a qualidade e a beleza do conjunto.

“A gente garimpou bem o almoxarifado aqui da escola para buscar o que poderia servir e tinha bastante coisa. Mas não perdemos em qualidade de material. O tecido que sobra de uma ala, pode ser usado em outra. Não necessariamente precisamos sempre comprar. Quando você tem tempo, você consegue pensar o que pode usar em uma ala que não vai aparecer, por exemplo”, revelou o assistente de Edson Pereira.

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

Conheça o desfile

“No primeiro setor, a gente reúne os personagens que ajudam a construir o enredo, que são os dois santos e os dois imperadores. E, com esses quatro elementos, mais o povo da Vila, a gente sobe a serra de Petrópolis. Depois, falamos da serra em si e as belezas naturais da cidade. O terceiro setor é a construção de Petrópolis, onde abordamos a questão dos imigrantes e do progresso com o trem imperial. No quarto, partimos para o período republicano, onde pegamos os fatos políticos e já começamos a puxar para os tempos atuais. Fechamos com o encontro das duas coroas, quando a escola se conhece na história de Isabel, que usou Petrópolis como cenário da sua vida. No final, também fazemos uma referência ao fim da escravidão.”

Detalhes do barracão da Vila Isabel para o Carnaval 2019. Foto: SRzd

Confira a série ‘Por dentro do barracão’

Grupo Especial

+ Ilha prepara desfile artesanal, autêntico e com abre-alas grandioso

+ São Clemente bota ‘dedo na ferida’ com carro do camarote e alegoria de ferro

Série A

+ Império da Tijuca dribla crise e mantém plástica grandiosa e de fácil leitura

Comentários

 




    gl