Poder feminino! Último setor da Viradouro será composto somente por mulheres

Cerca de 500 mulheres encerrarão o desfile da vermelha e branca. Foto: Divulgação/Viradouro

‘Nas escadas da fé, é a voz da mulher’. Com enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã, a Unidos do Viradouro prepara uma homenagem especial às brasileiras. O último setor do desfile da escola não terá a presença de homens. Ele será composto exclusivamente por mulheres.

+ Comissão de frente da Viradouro terá engenharia nunca vista na Sapucaí

Componentes de alas, destaques, composições, integrantes da diretoria, coordenadores de Harmonia, motorista e guia de alegoria. Todas as funções serão exercidas por mulheres, sejam elas cis ou trans. Ao todo, serão cerca de 500 desfilantes encerrando a apresentação da vermelha e branca de Niterói.

“No nosso último setor, a gente vai abrir para outras cirandeiras brasileiras, outras mulheres que também ritmavam o trabalho através do canto. É um setor onde as ganhadeiras congraçam essas mulheres, que, assim como elas, criaram sua musicalidade através do trabalho para o sustento da família”, explicou o carnavalesco Marcus Ferreira.

Alas como ‘Quebradeiras de Coco do Maranhão’, ‘Farinheiras de Barrocas’, ‘Destaladeiras de Fumo’, ‘Cantadeiras do Sisal’ e ‘Lavadeiras de Almenara’ passarão pela Avenida neste último setor da agremiação.

“Queremos reforçar esse poderio feminino, exaltar as ‘primeiras feministas do Brasil’, as primeiras mulheres que ergueram parte da nossa história”, justificou o carnavalesco Tarcísio Zanon.

Comentários

 




    gl