Plenária da Liesa bate martelo sobre Carnaval 2021 nesta quinta-feira

Plenária da Liesa (14 de julho de 2020). Foto: Jonathan Maciel

Tudo ou nada. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) reúne as 12 agremiações do Grupo Especial em plenária, nesta quinta-feira (24), para decidir sobre o Carnaval 2021. A pauta é clara: se haverá desfiles em fevereiro e, caso não sejam realizados, quando de fato acontecerão.

+ Liesa não descarta Carnaval sem vacina: ‘Imunidade de rebanho é uma possibilidade’

+ Crivella diz que Carnaval 2021 ainda pode acontecer e cogita pesquisa com a população

“Cancelamento, adiamento e se vai haver condição de fazer algum movimento em função da falta de vacina ou se vai ter vacina, tudo isso a gente vai conversar no dia 24 (de setembro)”, disse o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, em entrevista para O Globo.

Ao jornal, Castanheira também afirmou achar pouco provável que os desfiles sejam mantidos na data prevista, em fevereiro. O colunista Ancelmo Gois, no fim de agosto, noticiou que as agremiações já haviam decidido internamente pelo cancelamento das apresentações no início do ano, e que estavam esperando apenas a plenária para anunciar. Gabriel David, da Beija-Flor, negou a informação ao dizer que não tinha nada definido na época.

Jorge Castaneira em Assembleia Geral da Liesa (10/07/19). Foto: Henrique Matos

“A maioria dos países da Europa tiveram um novo nível de contágio. Acho pouco provável ter autorização do governo para fazer aglomeração. Está previsto pela prefeitura que em novembro vai poder reabrir as quadras (das escolas de samba). Vamos ter de aguardar se de fato vai acontecer. São variáveis que vamos tratar na quinta. Vamos ouvir os prós e os contra de quem faz o Carnaval”, afirmou o presidente da Liesa.

Uma possível realização dos desfiles em meados de 2021 também será discutida na reunião. A viabilização do evento, porém, é complicada. Em junho e julho, acontecem as festas juninas e o Festival de Parintins, celeiro de artistas para as escolas de samba. Além disso, há as Olimpíadas de Tóquio, que atrapalhariam o turismo carioca.

+ O Carnaval 2021 não será realizado sem vacina contra o coronavírus, por Sidney Rezende

Ao fim da última plenária da Liesa, realizada em 15 de julho, Castanheira havia dito que “transferir os desfiles para junho de 2021 seria praticamente improvável”. Ao Globo, o presidente da liga afirmou que possibilidades estão sendo estudadas para que a festa não passe em branco em 2021.

“A gente não tem uma fórmula pronta. A gente vai tentar na quinta-feira pensar num formato que atenda as escolas e as pessoas que estão com o desejo de ter uma alternativa de lazer e de eventos, mas com muita prudência e cuidado. Só se tiver segurança, do ponto de vista de saúde. Senão não há possibilidade.”

Desfile da Viradouro de 2020; escola foi a campeã do Carnaval. Foto: Riotur










Comentários

 




    gl