Pesquisadores de SP acham disco perdido, e inédito, da Portela de 1959

Pesquisadores de SP acham disco perdido, e inédito, da Portela de 1959. Foto: Acervo

Pesquisadores de SP acham disco perdido, e inédito, da Portela de 1959. Foto: Acervo

Uma fita com sete faixas inéditas da Portela, gravada em novembro de 1959, foi encontrada pelos membros do Instituto Glória ao Samba e será lançada neste sábado (18), em São Paulo.

Paulo Mathias, um dos integrantes da instituição, revelou que o material foi encontrado por acaso em um acervo da capital paulista.

“Esse era um disco procurado não só pelos membros do Glória ao Samba, mas também por grande parte dos estudiosos, historiadores, pesquisadores e colecionadores de discos ligados ao universo do samba. A fita foi localizada por membros do IGS no ano de 2017, por acaso, no acervo do Selo Festa. Era o famoso disco que todos já tinham ouvido falar, mas nunca escutaram”, explicou Paulo ao portal IG.

“Houve um acordo de licenciamento junto ao Selo Festa para poder realizar o lançamento do material em vinil. Ou seja, formato em que ele deveria ter sido feito em 1959, mas não se sabe por qual motivo acabou não sendo prensado”, contou o jornalista.

O disco será lançado em São Paulo neste sábado e, no segundo semestre, no Rio de Janeiro. Foi idealizado preservando o áudio captado na época e a capa faz menção aos grandes álbuns de samba lançados no mesmo período.

O material tem sete composições históricas, entre elas, o samba-enredo inédito da Portela, campeão no ano de 1958; “Vultos e efemérides do Brasil”. Este é o segundo registro em LP na história da Portela, que completa 100 anos de fundação em 2023.

O lançamento será às 19h, na sala Adoniran Barbosa, no centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, 1000. Os ingressos custam R$ 15. Haverá a venda de discos no local.

Carnaval 2022

No próximo ano a agremiação de Madureira apresenta na Marquês de Sapucaí o enredo em homenagem ao seu centenário. Em 2022, a azul e branca levou para a Avenida o enredo Igi Osé Baobá e conquistou a quinta posição.

+ Veja como foi o desfile da Portela em 2022

+ Galeria de fotos: Portela 2022

Leia também:

+ Mocidade anuncia substituto de Wander Pires: Nino do Milênio

+ Arraiá e samba: Tijuca faz festa junina com shows e presença de coirmãs

Comentários

 




    gl