Paraíso do Tuiuti lança enredo do ‘bode vereador’ e seguirá linha autêntica no Carnaval 2019

Carnavalesco Jack Vasconcelos apresenta enredo do Paraíso do Tuiuti para 2019. Foto: João Carlos Martins

“Uma história peculiar” foi como o carnavalesco Jack Vasconcelos definiu o enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2019. Antecipado pelo SRzd, o tema foi lançado nesta sexta-feira (6) em festa realizada na quadra da agremiação. Ainda sem título, o enredo contará a história do bode que foi eleito vereador em Fortaleza. Sem ter feito campanha, o animal recebeu votos em forma de protesto.

Antes do anúncio no palco da quadra, o carnavalesco conversou com o SRzd e deu detalhes da história. O desenvolvimento do enredo, no entanto, só será conhecido em 13 de maio, data marcada para a divulgação da sinopse.

As pessoas estavam desgostosas com o posicionamento dos políticos na época. Então, a gente não tá muito longe dessa realidade.

“Não é apenas o bode pelo bode, porque já seria incrível essa história. Mas, poxa, um bode que é votado e consegue ser eleito vereador sem ter feito campanha, porque o bode foi abraçado pela população… isso é sensacional. E é um ato de protesto. As pessoas estavam desgostosas com o posicionamento dos políticos na época. Então, a gente não tá muito longe dessa realidade. A gente continua pau da vida (risos), até com as pessoas que a gente achava que iam fazer diferente e acabaram não fazendo, enfim… essa insatisfação com os governantes é uma coisa muito antiga nossa. Eu achei bacana resgatar essa história tão peculiar do repertório cearense, que é maravilhoso!”

Pouco conhecida, a narrativa do ‘bode vereador’ foi ideia de um amigo do carnavalesco, o pesquisador e ex-integrante do departamento cultural do Salgueiro João Gustavo Mello. Jack guardou o tema por alguns anos e achou oportuno utilizá-lo no próximo desfile.

“O bode chegou na minha mão há alguns anos. Ele chegou até mim pelo meu grande amigo João Gustavo. Eu tinha acabado de fazer o boi (desfile do Tuiuti de 2016), mas eu disse pra ele: ‘Eu quero essa história, vou cavucar por aí algum dia desse’. Aí eu achei super pertinente puxar esse gancho esse ano, até mesmo como uma continuação natural do conceito que eu venho usando nos últimos anos e que ficou mais evidente com o desfile da escravidão”, comentou Jack.

Ele me pediu muito isso, essa autenticidade.

Após se destacar pelo tom crítico no último desfile, o Tuiuti continuará a apostar em autenticidade. O carnavalesco disse não se importar com a pressão de buscar algo para se diferenciar das demais agremiações. Vale ressaltar que os temas críticos se tornaram tendência para o próximo Carnaval. Incluindo Série A e Grupo Especial, das quatro agremiações que divulgaram enredo, além do Tuiuti, três delas apostaram na fórmula que fez sucesso em 2018. Sossego falará da intolerância religiosa, Inocentes estará “Com a boca na botija” e Imperatriz mostrará o dinheiro.

“Eu vou fazer o que eu acho que preciso fazer, que é o que eu tenho feito desde que eu comecei a assinar meus carnavais e, principalmente, depois que o Thor (presidente) me chamou para voltar para o Tuiuti. Ele me pediu muito isso, essa autenticidade. Eu faço o que é importante para a escola”, afirmou.

Vídeo: carnavalesco apresenta enredo do Paraíso do Tuiuti

Samba será encomendado aos mesmos compositores de 2018

Após o sucesso do samba em 2018, o Paraíso do Tuiuti repetirá a fórmula e encomendará, pelo segundo ano consecutivo, a obra que embalará seu próximo desfile. Nesse caso, não haverá eliminatórias. A informação foi dada ao SRzd pelo presidente Renato Thor. Segundo ele, a composição terá os mesmos autores da obra passada: Moacyr Luz, Cláudio Russo, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal.

Festa tem encontro de campeãs e celebração de aniversário

Para lançar o enredo, o Paraíso do Tuiuti preparou uma festa recheada de atrações. A começar pelo tema ‘baile de Carnaval fora de época’, que fez parte do público ir a quadra fantasiado. A ocasião também serviu para comemorar os 66 anos da escola, que fez aniversário na última quinta-feira (5).

A principal convidada da noite foi a campeã do Carnaval 2018, Beija-Flor de Nilópolis, que se apresentou com bateria, ala musical, segundo casal, baianas, passistas e velha guarda. O encerramento da festa ficou por conta do Cordão do Bola Preta, que divertiu os foliões com famosas marchinhas.

No meio da noite, o presidente Renato Thor convidou sua equipe ao palco para entregar prêmios simbólicos em agradecimento ao trabalho que gerou o vice-campeonato para a escola de São Cristóvão em 2018. Chamada de ‘Equipe de Ouro’ por Thor, os integrantes receberam um quadro chamado ‘Coroa de Ouro’, que considerava o Tuiuti como ‘Campeã do Povo do Carnaval 2018’.

Galeria de fotos

Comentários

 




    gl