Categories: Carnaval/RJ

Opinião: ‘Grande Rio 2024 terá samba mais próximo de Majeté do que de Zeca Pagodinho’

Rio. Em 2024 a Grande Rio apresenta o enredo Nosso destino é ser onça, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. A escola disputa o Grupo Especial carioca, quando será a 4ª a desfilar no domingo, dia 11 de fevereiro.

E a eliminatória de samba-enredo da escola de Caxias vai chegando ao fim. A decisão está programada para este sábado (30), com quatro concorrentes lutando pela autoria do novo hino (ouça os sambas ao final do texto).

O comentarista do SRzd, Cláudio Francioni, falou de sua expectativa para a finalíssima. “A campeã do Carnaval de 2022 escolherá seu samba enredo neste sábado. A Grande Rio terá em 2024 um samba mais próximo de ‘Fala, Majeté!’ do que de ‘Zeca Pagodinho’. As quatro obras finalistas guardam algumas características semelhantes entre si e todas seguem a linha do samba que deu o primeiro título da história da escola, priorizando os tons menores. Seja qual for a escolha, os caxienses estarão bem servidos”, prevê.

“Apesar de se basearem nas tonalidades menores, todos apresentam modulações em locais diferentes. A parceria encabeçada por Igor Leal optou por um alegre refrão do meio em tom maior e com versos curtos. Já o samba da parceria de Elias Bililico coloca a modulação no bom refrão de baixo. Thiago Meiners e parceiros levam os tons maiores pra reta final da segunda parte do samba, preparando adequadamente a entrada do último refrão. Por último, a parceria de Derê aposta em uma modulação um pouco mais complexa, porém igualmente valiosa, alterando a tonalidade no fim da segunda e continuando no refrão de baixo. As quatro letras trazem vários elementos e palavras indígenas, exigência de mais um bom enredo de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, Nosso Destino é ser Onça. Acredito em uma disputa nivelada e em muitas dúvidas na cabeça daqueles que decidirão o hino que a escola caxiense cantará em 2024”, explica Francioni.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Rodriguinho para Camargo e Brunet; ‘O que eles estão procurando, a gente já tem’

BBB 24: Enquanto esperava o resultado da Prova do Líder (de resistência), na madrugada desta sexta-feira (23), Rodriguinho refletiu sobre…

7 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Pacotão! Salgueiro define profissionais de diversos segmentos para 2025

Pacotão! Salgueiro define profissionais de diversos segmentos para 2025:   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por…

58 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Campeã do Carnaval, Viradouro começa a anunciar seu time para buscar o bi

Campeã, Viradouro começa a anunciar seu time para buscar o bi: Rio. A Unidos do Viradouro, campeã do Grupo Especial…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2024 no Anhembi tem recorde de público; veja os números

O Carnaval de São Paulo de 2024 foi sucesso absoluto no Sambódromo do Anhembi. Em cinco dias de desfiles, o…

1 hora ago
  • Geral

Foto mostra rosto de jogador do Fortaleza atingido por bomba

Chocante. O Fortaleza informou que os jogadores atingidos após ataque da torcida do Sport, em Recife, estão sendo avaliados pelo…

2 horas ago
  • Brasil

Morre Wilson Fittipaldi, um dos gigantes do automobilismo brasileiro

Luto no automobilismo brasileiro. Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos de idade, Wilson Fittipaldi Júnior, vítima de complicações por…

3 horas ago