Odoyá! Renascer homenageia Iemanjá em festa na praia de Copacabana

Casal de mestre-sala e porta-bandeira dançou na areia da praia de Copacabana. Foto: Leo Cordeiro/Divulgação

Na manhã do último sábado (2), a praia de Copacabana foi o palco de uma linda homenagem à Iemanjá. A Renascer de Jacarepaguá, que apresentará na Avenida o enredo “Dois de fevereiro no Rio Vermelho”, levou seus principais segmentos para reproduzir um pouquinho da festa que acontece, tradicionalmente, no Rio Vermelho, em Salvador, todos os anos.

A comemoração original reúne milhões de fiéis de vários lugares do mundo, que querem agradar a Orixá. No Rio, a festa foi adaptada e o grande louvor em homenagem à Odoyá foi o samba-enredo que embalará a agremiação no Carnaval deste ano.

Barco em homenagem à Iemanjá. Foto: Leo Cordeiro/Divulgação

O intérprete Diego Nicolau, que também é um dos compositores do samba ao lado de Moacyr Luz e Claudio Russo, puxou o samba, acompanhado pelo mestre da bateria Guerreira, Junior Sampaio, e alguns ritmistas que tocaram atabaques, agogô e gã, em respeito à homenageada.

Baianas, passistas, musas, os dois casais de mestre-sala e porta-bandeira e membros da comunidade entoaram o samba como prece e deixaram turistas e moradores da região encantados com a beleza do ritual.

Intérprete e compositor Diego Nicolau puxou o samba. Foto: Leo Cordeiro/Divulgação

A festa contou com as orientações espirituais do Babalorixá Flávio de Obaluaye, que montou o barco com as oferendas e conduziu o cortejo pelas areias da praia mais conhecida do Brasil. Emocionada, a vice-presidente e gestora da agremiação, fez um discurso breve e forte. “Apesar de todas as dificuldades, com a ajuda da nossa comunidade e com as bençãos de Iemanjá, nós vamos colocar essa escola na Avenida e vamos surpreender”, afirmou.

A Renascer de Jacarepaguá será a segunda escola a desfilar no sábado de Carnaval e pretende mostrar, além da força de sua comunidade aguerrida, muita fé, devoção e alegria um enredo que foi abraçado pela comunidade.

Oferenda foi entregue no mar. Foto: Leo Cordeiro/Divulgação

Comentários

 




    gl