Novo modelo de disputa de samba da Mangueira faz sucesso e escola recebe 68 obras

Disputa de samba da Mangueira. Foto: Adriano Rodrigues

A nova fórmula de disputa de samba da Mangueira começou a confirmar as expectativas dos sambistas, que aplaudiram em massa a iniciativa da verde e rosa. Com grande adesão dos compositores, a atual campeã do Carnaval recebeu 68 obras inscritas na primeira fase do concurso. O número é duas vezes maior que a quantidade que a Mangueira e outras escolas do Grupo Especial costumam ter nas eliminatórias. A informação é do colunista Anderson Baltar, do UOL.

O sucesso dessa primeira fase, em que as parcerias se cadastraram pela internet ou presencialmente, está ligado à democratização do concurso, que limitou o poderio econômico das ‘grandes parcerias’ e pôs os compositores em pé de igualdade. Para as eliminatórias deste ano, a Mangueira proibiu torcida organizada em quadra e ficou responsável por gravar e defender – através do time de canto – todos os concorrentes na disputa.

+ Confira as novas regras do concurso de samba da Mangueira

+ Neguinho comemora mudanças nas disputas de samba: ‘Alguém tinha que começar a mexer nesse formato’

Dentre os compositores que preencheram o cadastro, estão pessoas de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas. Eles agora terão que inscrever os sambas na próxima quarta-feira (14), entre 15h e 21h, quando a verde e rosa receberá em seu barracão ou pela internet as letras cifradas dos sambas e os áudios gravados de forma caseira. O valor total que cada parceria desembolsará na disputa será de R$ 4,8 mil. O pagamento da primeira parcela (R$ 2,4 mil) será feito no dia da inscrição e viabilizará a gravação no estúdio.

A ordem das gravações será definida em sorteio com a direção musical da escola no dia 15 de agosto. Na semana anterior ao início das eliminatórias em quadra, que ainda não tem data marcada para começar, a Mangueira recolherá o restante do dinheiro das parcerias. A final da disputa está marcada para 12 de outubro.

Comentários




    gl