Categories: Carnaval/RJ

Musa japonesa confirma participação no Carnaval do Rio em 2023

Vai ter samba no pé japonês no Carnaval do Rio de Janeiro em 2023. Aki Ueno vai estrear como musa na Lins Imperial, segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro, na sexta-feira, 17 de fevereiro, com o enredo Madame Satã: resistir para existir, desenvolvido pelos carnavalescos Edu Gonçalves e Ray Menezes.

Aki Ueno saiu do Japão para estudar na faculdade dos Estados Unidos e reside há 20 anos na Califórnia. Através de intercâmbio com a faculdade, conheceu a Cidade Maravilhosa e se encantou com o desfile das escolas de samba.

A paixão foi tanta que ficou mais seis meses na cidade, e dedicou-se a aprender a língua portuguesa. Nesse período, fez estágio no barracão da madrinha, Mangueira, no setor de confecção de fantasias. De lá para cá, já soma 15 anos de desfiles nas escolas do carnaval carioca e na escola de samba da Califórnia.


Leia também:

+ Veja a ordem de desfiles do Grupo Especial 2023

+ Beija-Flor: ouça os 10 sambas da disputa na voz de Neguinho


“Durante a quarentena, me dei conta que eu realmente amo o samba, porque dançando o samba levanta a minha felicidade e diminui o estresse. A responsabilidade de ser musa é enorme, tanto pela escola que completará 60 anos, como pela evolução pessoal. A inclusão é importante porque o amor ao samba não tem fronteiras. Eu carrego a bandeira do carnaval no exterior transmitindo o amor pelo samba e vou mostrar que a gringa tem samba no pé. Juntos com todos os componentes, demonstraremos o enredo para lutar contra a injustiça, educar o povo e reafirmaremos a resistência”, diz a musa.

A Lins Imperial realiza seus ensaios todos os domingos, de 16 às 22h em sua quadra social, que fica na Rua Lins de Vasconcelos, 623,  Lins, com entrada franca.

Aki Ueno. Foto: Acervo Pessoal/Aki Ueno

No Carnaval de 2023, a Lins Imperial levará para a Avenida, sob uma abordagem contemporânea e em forma de manifesto, diferentemente de 1990, a história de João Francisco dos Santos, o Madame Satã, nordestino, preto e homossexual, o “bicha malandro” que, durante a primeira metade do século XX, fez da Lapa o seu mundo.

Hoje, suas histórias ainda habitam os becos e as vielas do bairro, sendo símbolo de reexistência. A escolha também vai ao encontro da agremiação ao falar sobre personalidades pretas e celebrar a sua comunidade. O enredo faz parte da agenda dos 60 anos da escola, que será comemorado em março do próximo ano.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

VÍDEO: Luva de Pedreiro insinua que será pai pela segunda vez

A família vai aumentar? Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, anunciou que será papai pela segunda vez, apenas dois meses…

42 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Cantor Chrystian revela que irá receber rim de uma pessoa especial

O cantor Chrystian, que durante anos formou dupla com Ralf, vive a expectativa de fazer um transplante de rim por…

54 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Marlene Mattos reage após ser acusada de obrigar paquitas a ficarem nuas

A ex-paquita Cátia Paganote fez uma revelação chocante envolvendo a diretora Marlene Mattos, referente ao período em que trabalhou no…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Vai-Vai fechando o Carnaval: diretor celebra e promete desfile apoteótico

Em 2025, a escola de samba Vai-Vai quer voltar a vencer o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo após…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Angélica comenta pela primeira vez sobre programa com Eliana e Xuxa

Quebrou o silêncio. Angélica falou pela primeira vez sobre a possibilidade dela, Xuxa e Eliana comandarem um programa juntas. Especulações…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Viviane Araújo e Aílton Graça irão se reencontrar em novela após dez anos

Viviane Araújo e Aílton Graça, que viveram as inesquecíveis Naná e Xana na novela "Império", em 2014, irão repetir a…

3 horas ago