Milton Cunha promove Baile dos Passistas na Tijuca nesta sexta-feira

Autênticos, inusitados, genuinamente brasileiros. Os passistas de escola de samba – artistas únicos, criadores de uma dança originariamente nascida nas escolas de samba do Rio de Janeiro – terão seu dia de gala em um evento mais do que especial.

Idealizado e produzido pelo carnavalesco, comentarista, apresentador e showman Milton Cunha, o evento “Baile dos Passistas” terá sua primeira edição realizada nesta sexta-feira (14) na quadra da Unidos da Tijuca. O Baile promete reunir mais de 600 passistas de todo o país.

“O projeto nasceu para valorizar a arte do samba no pé e reforçar a amizade entre os segmentos das escolas de samba. Eu promovo os bailes de destaque, de casal de mestre-sala e porta-bandeira e das rainhas. Chegou a hora deles, dos passistas, que carregam a história do Carnaval em cada gingado”, disse Milton.

De origem remota na história do samba carioca na década de 40, quando Herivelto Martins idealizou um pocket show para os palcos reproduzindo um desfile de escola de samba, o passista teve seus primeiros registros midiáticos a partir da lendária figura de Tijolo da Portela, que protagonizava números de dança e malabarismos durante as apresentações da escola de Oswaldo Cruz. Com o tempo, a figura dos solistas da dança do samba ganhou relevo, agrupou-se em alas a partir dos anos 80, estabeleceu-se como “segmento” das escolas e é, hoje, um dos mais inventivos e fortuitos legados das escolas de samba de todo o Brasil.

Concebido para reiterar um conjunto de ações afirmativas pelo reconhecimento e relevância desse segmento, o Baile dos Passistas fará uma homenagem a renomados baluartes e apresentará números musicais com todas as agremiações que desfilam no Sambódromo carioca, representando a diversidade artística e a riqueza cultural dos malandros, cabrochas e arquitetos da dança do samba.

O comentarista de Carnaval do SRzd e idealizador do projeto “Quem és Tu, Passista?”, Hélio Ricardo Rainho, fará a abertura do evento, e acredita que seja mais um grande momento em favor do fortalecimento dos passistas:

“Ainda somos um segmento pouco reconhecido para a grandeza que temos. O passista de escola de samba é um artista genuíno, nascido de uma cultura tipicamente negra, popular e suburbana. Tem lutado historicamente como personagem afirmativo de sua cultura, e cada uma dessas iniciativas é um grande passo para que o passista possa obter, em seu próprio país, o status e o respeito que tem no exterior. Temos legados! Temos baluartes! É isto que queremos preservar.”

Serviço

Evento ‘Baile dos Passistas’

Data: 14/12/2018
Horário: 20h
Ingressos no local: R$30,00 (inteira) e R$15,00(meia)
Local: Quadra do G.R.E.S. Unidos da Tijuca – Avenida Francisco Bicalho, 47 – Leopoldina
Rio de Janeiro – RJ

Comentários

 




    gl