Merìndílógún – A fala dos ancestrais; conheça mais um enredo 2023

Merìndílógún - A fala dos Ancestrais; conheça mais um enredo 2023. Arte: Divulgação

Merìndílógún – A fala dos Ancestrais; conheça mais um enredo 2023. Arte: Divulgação

A Independentes de Olaria já tem enredo definido para o próximo Carnaval; Merìndílógún – A fala dos Ancestrais é título do tema que será desenvolvido pelos carnavalescos Alex Carvalho e Caio Cidrini.

Penúltima a desfilar pela Série Prata no sábado, dia 25 de fevereiro,  o Lobo Forte da Leopoldina irá embarcar nos mistérios e saberes do Merìndílógún, o oráculo que une o Orum e o Ayé, sendo poderoso canal de comunicação com as divindades.


Leia também:

+ Carnaval 2023: Definida a ordem de desfiles das Séries Prata e Bronze

+ Internada, Alcione se recupera de cirurgia no Rio de Janeiro


“O tema foi escolhido por uma vontade da própria escola de querer tratar de temas afros, de religiosidade negra, de exaltar essa força e ancestralidade.  A escola já veio com enredo indígena, exaltou o folclore brasileiro com câmara cascudo, a musicalidade da festa da Penha e trouxe luz para uma figura escondida da história como Padre Perereca, mas ainda não havia feito um afro. E escolher esse sistema de comunicação com divino nas religiões de matriz africana que acabou se incorporando de forma muito forte na nossa sociedade é uma excelente ideia”, explicou Caio.

A explanação do enredo e leitura da sinopse aos compositores acontecerá no dia 4 de agosto, quando também será entregue o regulamento da disputa de samba-enredo para 2023 (leia o resumo divulgado pela escola):

A Independentes de Olaria embarca nos mistérios e saberes do Merìndílógún, o oráculo que une o Orum e o Ayé, sendo poderoso canal de comunicação com as divindades. Contaremos suas histórias transmitidas através da palavra de velhos sábios, histórias essas essenciais para a disseminação de uma das práticas mais importantes nas religiões de matriz africana.

Atravessaremos junto à Calunga, onde reis, rainhas e sacerdotes que aqui desembarcaram, resistiram a toda dor da escravidão, fincando seus cultos em solo brasileiro, mantendo o contato com seus ancestrais. Hoje o jogo ultrapassa as fronteiras da religiosidade. Quem nunca quis tirar a sua sorte? Se todos buscam equilíbrio na vida e respostas para as indagações ontológicas que nos permeiam, chegou a vez do Lobo Forte da Leopoldina conhecer o seu destino na folia e exaltar um aspecto tão fundamental na cultura afro-brasileira. Viva o axé! Viva os búzios! Viva a Olaria” (confira a logo do enredo):

Logo do enredo Independentes de Olaria 2023. Foto: Divulgação
Logo do enredo Independentes de Olaria 2023. Foto: Divulgação

Comentários

 




    gl