Categories: Carnaval/RJ

Mangueira: ‘Espírito de liberdade e de deboche, mesmo sem dinheiro’

A transgressão que a Mangueira propõe para o seu desfile no Carnaval de 2018, quando levará para a Sapucaí o enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco!” – que nasceu a partir de uma crítica ao corte dos repasses às escolas de samba ditado pelo prefeito Marcelo Crivella, estará não apenas nos temas de suas fantasias, mas também na concepção e nos materiais dos figurinos.

O carnavalesco Leandro Vieira afirmou que vai despir a verde e rosa de luxo, brilho, penas e resplendores, para vesti-la de remendos, adereços inusitados, tecido barato e encardido. A promessa é de uma ressignificação da própria indumentária comum à Sapucaí para abordar, numa espécie de crônica das polêmicas recentes, assuntos que vão da nudez e do machismo à dita “cura gay”.

Fantasia da Mangueira de 2018. Foto: Raphael Figueiredo/Divulgação

“A ideia é deixar de lado os modelos tradicionais de fantasias. E, claro, fazer disso tudo arte. O enredo surgiu de uma decisão do prefeito. Mas não se trata de uma rixa política. É uma possibilidade de discussão também das pautas atuais. Eu me aproximo do Carnaval de rua para me apropriar de uma subversão que há tempos anda afastada do sambódromo, mas que cresce nos blocos. Vamos convidar o Carnaval de rua a invadir a Sapucaí, com o espírito de liberdade e de deboche, mesmo sem dinheiro”, explicou o artista ao jornal “O Globo” , que apresentará nesta quarta-feira (11) parte das fantasias da verde e rosa.

Fantasia da Mangueira de 2018. Foto: Raphael Figueiredo/Divulgação

Placas com recados e mensagens divertidas, irônicos e de tom crítico, estarão espalhadas pela Avenida. Uma delas remete à letra do samba-enredo da escola: “Pecado é não brincar o Carnaval”. Outra recorda a peça de Nelson Rodrigues “Toda nudez será castigada”. E em letras garrafais, também aparecem frases como “Seu machismo é brochante”, “Bela, recatada e do lar”, “Em nome da moral e dos bons costumes” e “Faça o bom porque o mundo vai mal”.

Fantasia da Mangueira de 2018. Foto: Raphael Figueiredo/Divulgação

“A inspiração está nas minhas experiências de brincar Carnaval como folião de bloco. Sempre me animou a capacidade de se divertir e se fantasiar com pouco dinheiro, de usar o espaço das ruas para reinterpretar a realidade. Fui criado no subúrbio, vendo as fantasias de Pai João e bate-bolas. Mais velho, passei a frequentar  os blocos do centro e de Santa Teresa. Isso fica na memória”, disse Leandro.

O carnavalesco revelou que parte do material usado nas fantasias estão sendo comprados em lojas da Saara, como fazem os foliões do Carnaval de rua. A diferença é que, no desfile, é dado um tratamento muito mais artístico.

As escolas de samba também serão retratadas. Mas, em tempos de poucos recursos, as bandeiras da Mangueira e da Portela estarão penduradas em cabos de vassoura, numa referência à música “Camisa listrada”, interpretada por cantoras como Carmen Miranda.

“São as escolas que perdem a grana, mas não perdem sua nobreza ancestral, que permanece imaculada. É uma corte de plebeus. É o dizer ‘não, careta’, aqui você não determina nada. Você não é a lei, não veta. A matéria que constitui a arte não está sob o domínio da sua sombra.É um Carnaval mais barato mesmo. Só que meu trabalho é deixar isso bonito”, disse Leandro.

Fantasia da Mangueira de 2018. Foto: Raphael Figueiredo/Divulgação
Fantasia da Mangueira de 2018. Foto: Raphael Figueiredo/Divulgação
Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Terceiro Milênio celebra aniversário e lança enredo para o Carnaval 2025

Milênio Disco Club. Este é o nome da festa que a Estrela do Terceiro Milênio promove na noite deste sábado…

1 hora ago
  • Televisão

VÍDEO: Garoto de programa cobra galã da Globo por calote após encontro

VÍDEO: Garoto de programa cobra galã da Globo por calote após encontro Jesuita Barbosa virou alvo de polêmica. Nas redes…

10 horas ago
  • Televisão

Davi fala sobre linchamento que sofreu durante o BBB 24 e de empatia

Davi fala sobre como Alane via o linchamento que ele sofria durante o BBB 24. Uma das poucas pessoas que…

12 horas ago
  • Entretenimento
  • Geral
  • Televisão

A Grande Conquista 2. Casal surgindo?

Paz. Nesta sexta-feira (3), a paz está reinando em A Grande Conquista 2. Até mesmo um novo casal parece estar se…

13 horas ago
  • Brasil

Famosos pedem doações para o Rio Grande do Sul

Solidariedade. A tragédia das chuvas que acontece no Rio Grande do Sul, que até o início da noite desta sexta-feira…

13 horas ago
  • Festival de Parintins

Parintins: TV A Crítica reage após notícia de Festival na Globo; veja editorial

Parintins: TV A Crítica reage após notícia de Festival na Globo; veja editorial Parintins. Nessa quinta-feira (2) o Festival de…

14 horas ago