Mangueira e Leandro Vieira são destaques no MAM de Verão

Leandro Vieira no barracão da Mangueira. Foto: Divulgação

Éramos pra estar no ápice do pré-Carnaval, um janeiro de tensão e alegria, que se desdobra em quadras, Cidade do Samba e Marquês de Sapucaí. Em tempos de pandemia, as escolas vêm marcando seu espaço como podem, sem deixar o samba morrer. Uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval, a Estação Primeira de Mangueira vestirá de verde e rosa o Museu de Arte Moderna, na programação especial do ‘MAM de Verão’.

Sem botar a mão na massa no barracão, o carnavalesco Leandro Vieira mergulhou como curador na série de oficinas que a escola realizará, durante o mês de janeiro, no museu. Convidado para a empreitada, o artista resolveu homenagear a herança das escolas de samba com o projeto “Saberes de Mangueira”.

A série de oficinas valoriza a divulgação de saberes coletivos próprios do universo musical carioca e das matrizes identitárias das escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro. Uma série de encontros ministrados por integrantes da Estação Primeira de Mangueira dialogará com elementos básicos que giram em torno do Samba enquanto matriz de um processo histórico e cultural, e da dança como experiência ancestral.

“A ideia geral é ocupar o MAM com os saberes próprios do universo das escolas de samba através de um diálogo artístico plural com aqueles que são os detentores de um conhecimento específico, nem sempre valorizado com a grandeza que merece”, afirma Leandro Vieira.

As oficinas começaram nesta sexta-feira (8) e ainda acontecerão nos próximos dias 15, 22 e 29 de janeiro, das 14h às 16h. Os encontros seguem os protocolos de prevenção à Covid-19 e são limitados a 14 participantes. O uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios. A entrada é gratuita.

MAM DE VERÃO
Janeiro, fevereiro e março de 2021

MAM RIO
Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Tel: (21) 3883-5600
Instagram: @mam.rio
Horários de funcionamento: Quinta e sexta, das 13h às 18h; Sábado e domingo, das 10h às 18h
Ingressos: Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito.
Adultos: R$ 20
Idosos, crianças e estudantes: R$ 10
Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos

Comentários

 




    gl