Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Mangueira anuncia projeto para além do Carnaval

Mangueira no Desfile das Campeãs 2023. Foto: Juliana Dias/SRzd

Mangueira no Desfile das Campeãs 2023. Foto: Juliana Dias/SRzd

Rio. Neste último domingo (27), a Estação Primeira de Mangueira recebeu a imprensa para divulgar seu projeto de reposicionamento da marca para além do Carnaval.

A vice-presidente de projetos especiais, Rafaela Bastos, falou sobre a ideia de proporcionar a vivência da escola de samba para além dos limites de sua quadra. O evento aconteceu no primeiro fruto desta ideia, o Bar Mangueira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Com capacidade para 800 pessoas e inaugurado em fevereiro deste ano, o espaço conta com decoração temática, exposição de fantasias e até camarotes batizados com algumas das áreas do morro de Mangueira, como Chalé e Santo Antônio.

“Todo este processo, em parceria com a vice-presidência de Patrimônio, tem um motivo especial: queremos valorizar o patrimônio da escola, destacando nossa história e trazendo mais conforto para a nossa comunidade e frequentadores vibrando a nossa identidade visual verde e rosa. Um investimento da presidente Guanayra na valorização da nossa Mangueira”, conclui Rafaela. Na programação, shows de samba e apresentações da bateria da Estação Primeira.

O bate-papo foi seguido de uma feijoada e pela apresentação da Roda de samba dos intérpretes oficiais da Mangueira: Marquinhos Art Samba e Dowgllas (convidam Tinga e Bruno Ribas). Por último, os presentes ainda conferiram um ensaio da bateria da Mangueira.

A ambientação do Bar Mangueira, o bar oficial da Escola, foi feita em parceria com a vice-presidência de Projetos Especiais e é inspirada no universo do carnaval e na história da Verde e Rosa e nas diretrizes do projeto de gestão da marca da Estação Primeira, idealizado por Rafaela Bastos. Sua decoração é marcada por elementos que remetem à cultura brasileira, como adereços, instrumentos musicais e pinturas coloridas. As cores da escola, verde e rosa, são utilizadas de forma marcante, criando um ambiente vibrante e alegre. Além disso, a iluminação especial contribui para reforçar o clima de festa e celebração. A ideia do Bar surgiu do desejo de expandir a marca e a experiência da Estação Primeira de Mangueira para além das zonas norte, centro e sul cariocas, ampliando as fronteiras da sua comunidade e da época do carnaval chegando com conforto à Zona Oeste e ao território com maior número de casas de shows do Rio.

Com o objetivo de oferecer ao público uma experiência única, independente de sazonalidade e localização, o espaço celebra a cultura do samba, do Carnaval e da Mangueira, não só a escola de samba, mas também o morro, de forma permanente, com uma programação diversificada e inclusiva, que engloba desde a música até a decoração e a gastronomia. Assim, o espaço se tornou um projeto pioneiro, sendo o primeiro bar de uma escola de samba fora da sua comunidade, e que proporciona ao público uma experiência imersiva na cultura da Mangueira e do samba carioca, além de empregar profissionais do mundo samba, da cultura de favela e do próprio Morro da Mangueira, valorizando a tradição e a história da escola, mas também abrindo espaço para a diversidade e a renovação.

Comentários

 




    gl