Categories: Carnaval/RJ

Liesa reúne acadêmicos e estudiosos do samba em seminário de Carnaval

Pesquisadores sobre a festa carnavalesca em suas variadas abordagens participam do III Seminário Carnaval em Andamento, no auditório da Liesa, no Centro do Rio.

O evento é resultado da parceria entre o Instituto de Artes da Uerj e o Departamento Cultural da Liga Independente, com apresentações de pesquisas realizadas por doutorandos e recém-doutores em diversas áreas do conhecimento, e busca divulgar os mais recentes estudos acadêmicos ligados ao Carnaval. A palestra inaugural, realizada na tarde de quarta-feira (16), foi feita pelo antropólogo Fábio Pavão, presidente da Portela.


Leia também:

+ Rio 2023: Mini desfiles com lançamento de sambas acontece em dezembro

+ Ensaios técnicos gratuitos no Rio: veja orientações sobre alimentos e bebidas


Coube ao presidente da entidade responsável por organizar os desfiles do Grupo Especial Rio, Jorge Perlingeiro, dar as boas vindas aos participantes do Seminário.

Em sua fala, Perlingeiro destacou que a Liga tem investido bastante em seu setor cultural, ampliando um acervo sobre a maior festa popular do País e que, num futuro próximo, espera ver materializado o sonho de construção do Museu do Carnaval, na Cidade do Samba.

Governo do Rio apoia o Carnaval

A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está de mãos dadas com a Liesa, apoiando iniciativas que objetivem disseminar a cultura popular e a economia criativa, abrindo mercado para as populações das comunidades do samba.

Danielle Barros. Foto: Henrique Matos/Liesa

A secretária anunciou que foram publicados, recentemente, editais do projeto Folia RJ 2023, estabelecendo normas para a destinação de recursos a grupos de folias de reis, bate-bolas e blocos de rua.

O diretor Cultural da Liesa, Luis Carlos Magalhães, comemorava a chance de trazer o Seminário para as dependências da Liga Independente, fazendo um link entre acadêmicos que pesquisam a cultura popular e estudiosos que se dedicam ao trabalho cultural das escolas de samba.

Idealizador do Projeto, o professor Felipe Ferreira atuou como apresentador das mesas e mediador dos debates, que começaram nesta quarta-feira, 16, e vão até sexta, dia 18, nos períodos da manhã e da tarde. Os carnavalescos da Grande Rio, acadêmicos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, estão entre os palestrantes.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

11 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

12 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

13 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

14 horas ago