Liesa deve bater martelo sobre ensaios técnicos esta semana; chance dos treinos é mínima

Ensaios técnicos na Sapucaí não devem acontecer em 2020. Foto: Riotur

Ao que tudo indica, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) deve sacramentar, nos próximos dias, a não realização dos ensaios técnicos na temporada de 2020. A chance dos treinos ocorrerem é mínima. Falta dinheiro, calendário e conclusão das obras do Sambódromo.

Uma plenária estava prevista para esta quarta-feira (22). O encontro seria para debater verbas do Carnaval, questões relativas ao corpo de jurados e outras disposições gerais. A reunião, no entanto, ainda não foi confirmada. A plenária seria um desdobramento da reunião de semana passada. Na ocasião, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, elencou dificuldades para a realização dos treinos na Sapucaí e sequer confirmou o teste de luz e som da pista, realizado pela atual campeã no domingo anterior aos desfiles.

+ Sem dinheiro, Liesa afirma que ensaios técnicos seguem indefinidos; teste de luz e som também fica ameaçado

De semana passada pra cá, pouca coisa mudou. A verba para o Carnaval segue incerta. Há esperança de aporte financeiro por parte do governo estadual, como ocorreu em 2019. Caso chegue, a prioridade das escolas será finalizar seus projetos e pôr a folha de pagamento em dia. É um consenso geral de que gastar dinheiro com ensaios técnicos em um momento de extrema dificuldade nos barracões da Cidade do Samba seria irresponsabilidade.




O projeto da Liesa para captação de recursos via Lei Rouanet, para a viabilização dos treinos, ainda não teve apoio algum por parte de empresas. Ano passado, a entidade conseguiu R$ 2.350.000,00. A liga tem até 31 de maio para captar até R$ 3.627.550,00. Para os treinos ganharem a pista, contudo, a verba já deveria ter caído na conta.

Outro fator que atrapalha a realização dos ensaios são as obras da Riotur na Marquês de Sapucaí. A conclusão das reformas deve acontecer somente na primeira semana de fevereiro. O início dos ensaios estaria marcado para este domingo (26).

Leia também:

– Castanheira põe fim à polêmica com a Lierj: ‘Descem duas e sobe uma’







Comentários




    gl