Leia a sinopse do enredo da Inocentes de Belford Roxo

Desfile da Inocentes de Belford Roxo. Foto: Alex Ferro/Riotur

Desfile da Inocentes de Belford Roxo. Foto: Alex Ferro/Riotur

Rio. No Carnaval de 2024, quando disputa a Série Ouro carioca, a Inocentes de Belford Roxo apresenta o enredo Búzios, pérola do Atlântico, paraíso que conquisto o mundo, com desenvolvimento de Marco Antônio Falleiros e Cristiano Bara (leia a sinopse completa):

“O carnaval é a construção de um sonho. A cada ano, um novo enredo e a materialização de algo que foi acalentado em nossas mentes para ser compartilhado com todos aqueles que se deixam envolver por essa festa. Uma brisa de magia que emana em forma de música, canto e dança. Uma aura de comunicação que integra todos nós em um só sentimento. Partilhar um sonho com o povo é a essência primordial do bem comum. Quando sonhamos juntos, sonhamos grandes e sonhar grande é algo muito poderoso, especialmente quando todos os dias, nossa escola trabalha para encurtar o espaço entre o desejo e a conquista a cada desfile de carnaval, ela traz no sorriso de seus componentes a perseverança da luta diária e no brilho dos olhares a esperança de alcançar a Vitória”.

A magia dos Búzios: protagonista internacional do Carnaval

“A mais famosa península do Brasil será eternizada pela inocente de Belford roxo, que fará uma viagem mágica pela história presente e futuro deste paraíso na terra abençoado pelos deuses das artes e do carnaval. Neste projeto inédito, A caçulinha da baixada quer ir muito além do carnaval, pois deseja dar palco aos atributos naturais e as diferenças de inovação e sustentabilidade dessa cidade que retoma seu lugar de destaque global. Transformando Búzios num grande ponto de oportunidade, criando um verdadeiro show room cenográfico do que a cidade pode oferecer e receber dos milhares de visitantes. Disputando a glória na avenida, mas também os investimentos e oportunidade para o seu povo, dentro e fora do Brasil!

Prepare a selfie, pois o passaporte da alegria é Belforroxense e vamos atracar o nossa embarcação mágica nesta armação dos Búzios nosso transatlântico cultural cabe todo mundo!

Introdução:

“No começo do tempo e da história, encontrasse um
lugar
Com mar azul turquesa e praias de
encantar
Armação dos Búzios, terra de pescador
Que hoje é um polo turístico e encanta o
mundo todo.
Os índios Tupinambás, os primeiros moradores
Pescavam em suas águas e preservavam o seu
habitat natural
Mas com a chegada dos europeus tudo
mudou
Aqui nasceu a cidade que tanto encantou.
Na época da escravidão, Búzios não se rendeu
A liberdade de seus negros é o que mais valeu
De lá para cá muita coisa aconteceu
E a cidade foi crescendo para quem quisesse
ver
A história da cidade encantada
Desde os tempos das antigas aldeias Tupinambás
São muitos os mistérios que envolvem a
natureza
Das águas azuis a mata Atlântica em plena beleza
De Brigitte Bardot aos pescadores locais
A cidade ganha a vida com seu povo
hospitaleiro e tão especial
Búzios, a cidade que encanta
Com sua biodiversidade preservada
Dos mares as montanhas, tudo em harmonia
Em meio a natureza exuberante que traz tanta
magia”.

“Das lendas Caiçaras belezas urbanas
Búzios é uma verdadeira joia rara
E a inocente de Belford roxo contará
A história da cidade que não cansa de nos encantar
Na batida do surdo e ao som da cuíca
Vamos exaltar cada canto desse paraíso
Que sem parar nos faz sonhar, viajar
E sentir o coração dessa cidade pulsar
Um enredo sobre o amor e preservação
De uma cidade que tanto simboliza a nossa
nação”.

“Búzios, cidade amada
Com toda sua natureza encantada
E assim, a inocente vem passar
A mensagem de fé no futuro com responsabilidade
de preservação
E com alegria e poesia
vamos celebrar esse tesouro que
armação dos búzios sempre vai nos dar”.

A escola de samba inocente de Belford roxo decidiu homenagear a cidade de armação dos Búzios, localizado no estado do Rio de janeiro, em seu próximo desfile. O enredo irá contar História da cidade desde a antiguidade até os dias de hoje. a narrativa começa com a chegada dos povos indígenas a região e a fundação da aldeia dos tucuns. Os primeiros exploradores portugueses chegam ao local junto com corsários franceses em busca de pau-brasil e passam a colonizar a área. Durante o período colonial, Búzios torna-se um importante centro comercial devido às suas águas cristalinas de grande riqueza Marinha. Em meio do século XIX baleias eram comuns na orla carioca por conta disso instalasse a indústria de pesca e extração de óleo e carne de baleia influenciando assim a economia local. Surgindo o nome oficial da cidade que passou a ser chamada de armação dos búzios. por conta de uma armação de madeira que ficava posicionada na praia onde foi instalada a indústria citada a cima. a cidade ganha um novo impulso com a utilização do óleo da baleia misturado com cal se torna uma argamassa forte que foi muito utilizado na construção das primeiras casas de veraneio.

O desfile seguirá contando a história da cidade durante os anos 60, quando ganha fama Mundial após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot. A escola de samba irá recriar a atmosfera da época e homenagear Bardot que ajudou a divulgar beleza exuberante de Búzios. A partir dos anos 80, a cidade ganha ainda mais visibilidade com o turismo de luxo e a presença de personalidades internacionais. O enredo irá destacar a importância da preservação da natureza e a busca pela sustentabilidade, mostrando como é possível conciliar o desenvolvimento turístico com a preservação do meio ambiente. O último setor do desfile irá destacar a atualidade da cidade, ressaltando a diversidade cultural e a importância do ecoturismo para a economia local. A escola de samba trará para avenida os principais pontos turísticos de Búzios, como as praias, os mirantes, a rua das Pedras e a praça Santos Dumont, além de enfatizar a riqueza histórica e cultural do lugar.

Com o enredo que promete emocionar e encantar o público, a inocente de Belford roxo busca destacar a beleza e a importância de armação dos Búzios para o Estado do Rio de janeiro, o Brasil e o Mundo. Será um desfile inesquecível que ficará na memória de todos os sambistas e turistas que acompanharem o grande desfile de carnaval da caçulinha da baixada, no Marquês de Sapucaí”.

*Texto: Cristiano Bara

 

Comentários

 




    gl