Categories: Carnaval/RJ

Justiça nega pedido da Imperatriz e Liesa pode realizar assembleia da ‘desvirada’ de mesa

A juíza Priscila Fernandes Miranda Botelho da Ponte, da 3ª Vara Cível da Capital, indeferiu a liminar da Imperatriz Leopoldinense que pedia o afastamento de Jorge Castanheira do comando da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a anulação da assembleia geral da entidade, marcada para esta quarta-feira (10).

A pauta da reunião é a confirmação da mudança de posição de três agremiações em relação ao rebaixamento da Imperatriz. Tijuca, Tuiuti e Ilha agora defendem que a verde e branca seja rebaixada e a ‘mesa, desvirada’. Tudo indica que ao final da plenária desta quarta (10), o regulamento volte a ser respeitado e a Imperatriz, penúltima colocada na apuração, vá para a Série A.

No pedido judicial, a verde e branca alegou que por conta de Castanheira ter renunciado, ele não pode convocar assembleias gerais e deveria se afastar das atribuições da presidência imediatamente. A juíza entendeu que as questões de comando da Liesa devem ser decididas internamente, seguindo o estatuto da entidade, e que há um período de transição entre a saída de Castanheira e a posse de um novo presidente.

“Por todo o exposto, judicializar a posse do Vice-Presidente, conforme o pretendido pela autora, com o consequente afastamento imediato do cargo do presidente, usurpa as competências institucionais da Assembleia, uma vez que a resolução das questões postas na presente ação podem e devem ser resolvidas internamente, diante da existência de previsão expressa para solução da controvérsia no Estatuto da Liesa […]. Ressalto ainda, que, na forma do Estatuto, até que seja convocada Assembleia Geral com a finalidade de empossar o Vice-Presidente, ou no caso de seu impedimento, para que sejam realizadas novas eleições, existe período mínimo de transição que deve ser observado, sendo mais prejudicial aos associados o afastamento imediato do então presidente Jorge Castanheira, do que a sua manutenção até a regularização da eventual vacância do cargo, que deverá ser feita após a aprovação da ata do dia 3/6/2019”, diz trecho da decisão publicada nesta terça-feira (9).

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: destaque-2destaque1-carnaval-rjDesvirada de mesaImperatrizLiesaVirada de mesaVirada de mesa 2019

Recent Posts

  • Brasil

Ministério do Esporte quer a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol

Futebol. O Ministério do Esporte, comandado por André Fufuca, entrará em contato com a CBF para pedir a paralisação do…

45 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Definido o dia dos desfiles das escolas mirins na Sapucaí

Rio. Durante plenária que reuniu dirigentes e representantes das agremiações filiadas à Associação das Escolas de Samba Mirins, ficou estabelecido…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Laroyê, Boi Vermelho! UPM solta vídeo sobre o enredo 2025 e empolga torcida

Laroyê, Boi Vermelho! UPM solta vídeo sobre o enredo 2025 e empolga torcida. Escola vai abrir o Carnaval do Grupo…

2 horas ago
  • Música

Satânico e suruba: cantor Leonardo analisa show da Madonna no Rio

Satânico e suruba: cantor Leonardo analisa show da Madonna no Rio. Sertanejo está sendo alvo de críticas e elogios nas…

2 horas ago
  • Brasil

Chuvas castigam 30 cidades do Maranhão

Chuvas. Não é somente o Rio Grande do Sul que está sofrendo com enchentes. Cerca de trinta cidades do Maranhão também…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

Mulher morre na mesma agência bancária de ‘tio Paulo’

De novo. Uma mulher de 60 anos morreu na mesma agência bancária em que Paulo Roberto Braga, que ficou conhecido como…

2 horas ago